Equipamentos utilizados pela CET são alvos de furtos e vandalismo

O vandalismo contra os equipamentos utilizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET na gestão do trânsito não afeta só a fluidez e a segurança viárias, mas se traduz também em danos materiais e financeiros ao patrimônio público. De sexta à segunda-feira passada (7 a 10/03), a CET constatou o furto de 70 peças em 12 controladores semafóricos, no valor de R$ 330 mil. Pelo menos, 12 cruzamentos foram atingidos na região central e tiveram de ser operacionalizados manualmente por 30 agentes da Engenharia de Campo.

Para enfrentar essa realidade, a CET vem recebendo o apoio de diversas instituições, como a Secretaria de Segurança Pública – SSP, as Polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Metropolitana – GCM. Esse respaldo dos órgãos de segurança pública, inclusive, já possibilitou a recuperação, pela Polícia Civil, das peças recentemente furtadas, que agora serão avaliadas na oficina da CET quanto à viabilidade de seu conserto.

A freqüência dos furtos e atos de vandalismo, no entanto, é periódica e não deixa de impressionar: antes do episódio dos controladores semafóricos, no último dia 21 de fevereiro, duas pessoas foram presas em flagrante tentando furtar placas de “proibido estacionar” na região da 25 de Março. No último dia 10, graças a uma investigação empreendida pela 1a. Seccional do Centro, o dono de um ferro velho foi detido por receptar as placas de controle de semáforo usadas para operar os semáforos inteligentes.

Para o Diretor de Operações da CET, tanto as placas de regulamentação de estacionamento quanto os controladores semafóricos – produtos-alvo de furto e vandalismo - são essenciais para a ordenação do trânsito em São Paulo: “Os constantes furtos, além do prejuízo à Municipalidade, dificultam a ação de fiscalização e operação de trânsito nos locais. Nesse sentido, é extremamente importante a integração e o apoio dos órgãos de segurança pública para coibir esses atos criminosos", acredita o Diretor.

As operações que resultaram nos flagrantes do dia 21/02 e 10/03 foram coordenadas pela 1a. Seccional do Centro, da Polícia Civil. O crime de furto e dano qualificado contra o patrimônio público é punível com dois a oito anos de prisão.

Furtos X Reposição

No dia 12 de fevereiro deste ano, a CET comunicou à Polícia Civil o desaparecimento de 18 placas de sinalização instaladas no dia 11 ao longo da região da 25 de Março;

No dia 21 de fevereiro, quando do primeiro flagrante, a CET recolocou 26 placas, sendo oito só na Avenida Senador Queiroz. Quatro dias depois, após vistoria, apenas duas permaneciam nessa via;

Em 2007, as equipes de sinalização recolocaram 343 placas de trânsito na região central que haviam sido furtadas. Em 2006, foram repostas 252;

Por mês, são furtadas e repostas aproximadamente 400 placas de sinalização só na cidade de São Paulo;

Por mês, cerca de 500 metros de cabos de semáforos são recolocados pelas equipes de manutenção;

No dia 10 de março deste ano, a CET constatou atos de vandalismo e furto de 70 peças em 12 controladores semafóricos, englobando placas processadoras, de comunicação, de potência e de fase, seletores de estágio e geradores de pulso, entre outras.

Relação de cruzamentos atingidos

Avenida Rio Branco X Avenida Duque de Caxias

Avenida Rio Branco X Alameda Glete

Avenida Rio Branco X Rua General Osório

Avenida Rio Branco X Rua Ribeiro da Silva

Avenida Rio Branco X Alameda Eduardo Prado

Avenida Duque de Caxias X Avenida São João

Avenida Duque de Caxias com Alameda Barão de Campinas

Rua Jaguaribe X Largo do Arouche

Rua Florêncio de Abreu X Rua Mauá

Avenida Casper Líbero X Rua Washington Luís

Rua Brigadeiro Tobias X Rua Washington Luís

Rua Barão de Limeira X Rua General Osório