Prefeitura de São Paulo lança o Bilhete Amigão

A partir do dia 21 de março, em todos os domingos e feriados, os usuários do sistema de transporte público do município de São Paulo poderão fazer até quatro viagens de ônibus em um período de oito horas, pagando apenas uma passagem (R$ 2,30) ao utilizar o Bilhete Único Comum.

O objetivo do novo bilhete - o Amigão - é fazer com que a população que utiliza transporte coletivo possa aproveitar melhor os domingos e feriados em passeios mais prolongados a um mesmo custo. Com o Amigão, a Prefeitura de São Paulo espera beneficiar 500 mil passageiros nesses dias.

Essa medida atende especialmente as famílias numerosas que poderão, dessa forma, ampliar as possibilidades de diversão e lazer. "A partir de agora, as pessoas poderão usufruir melhor seu domingo sem pressa. Ir e voltar do parque, assistir seu time favorito jogar, visitar parentes, ir ao cinema, fazer compras no shopping. Tudo em até 8 horas pagando apenas R$ 2,30", explica o secretário Municipal de Transportes, Alexandre de Moraes.

Como funciona

Para aproveitar este benefício, os usuários devem utilizar o Bilhete Único Comum, que deverá estar pré-carregado e cujo último carregamento tenha sido igual ou superior a quatro tarifas (R$ 9,20).

O Amigão também é válido para a integração com o sistema sobre trilhos (metrô/CPTM) a um custo de R$ 3,65 (R$ 2,30 no ônibus mais R$ 1,35 na integração).

Os bilhetes de Estudante e do Trabalhador não valem para utilização no Amigão. Estes passageiros já contam com outros benefícios, como redução de 50% na tarifa, em caso de estudante, e custeamento parcial ou total da passagem pela empresa empregadora, nos casos de Vale-Transporte.

O benefício também não é válido para quem pagar a tarifa em dinheiro ou com cartão sem crédito.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes, atualmente existem 13.875.000 cartões de Bilhete Único ativos e outros 200 mil novos são disponibilizados aos usuários mensalmente.

A SPTrans ampliou de 2 mil para 4 mil os pontos de venda de Bilhete Único na Capital.

Campanha
Foi desenvolvida uma campanha de esclarecimento e prestação de serviço, que será veiculada em rádio e televisão. Também foram confeccionadas peças informativas que serão divulgadas no Jornal do Ônibus, cartazes e folhetos de conteúdo técnico para os operadores e agentes de terminais.

Mais informações no site da SPTrans: www.sptrans.com.br