Prefeitura de SP promove ações por um trânsito mais seguro

Sexta edição do Movimento Maio Amarelo traz programação voltada a sensibilizar a população para hábitos e comportamentos responsáveis

Maio marca o movimento internacional da luta pela redução da mortalidade no trânsito. Desde 2017, a Prefeitura de São Paulo, alinhada ao movimento mundial, promove ações e eventos para conscientizar a população durante o Maio Amarelo. A programação da campanha é organizada e realizada por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), da Companhia de Engenharia de Tráfego, da São Paulo Transporte e do Departamento de Transportes Públicos.

O objetivo do Maio Amarelo é estimular a população a respeitar, sempre, as leis de trânsito, com ênfase nos principais fatores de risco, como dirigir sob efeito de álcool, exceder a velocidade máxima permitida, não usar o capacete e o cinto de segurança, distrair-se com o celular ao volante ou atravessando a rua, desrespeitar a faixa de pedestres e infringir o semáforo vermelho.

Dentre as ações previstas para este ano, destaques para iniciativas coordenadas pela CET, SPTrans e DTP conforme a seguir:

Ações da SMT/CET:

Intervenções com modais e mímicas em pontos estratégicos - Ação educativa por meio de artes cênicas para o público em geral. Objetivo: transmitir orientações a respeito da segurança no trânsito aos pedestres, ciclistas e condutores, de forma lúdica e bem-humorada.
Quando: dias 9, 11, 13, 16, 18, 20, 23, 25, 27 e 30 de maio.
Onde: Av. Paulista (Trianon), Paulista x Augusta, Praça Ramos de Azevedo, Praça do Patriarca, Metrô Santa Cruz, Metrô Carrão, Av. Paulista (Gazeta), Colégio Paulista.

Ação: Roda de Conversa com Agente CET para escolas. Ação educativa restrita a estudantes do CEU 3 Pontes, do ensino fundamental II (6° ao 9° ano). Um agente de trânsito uniformizado estabelece um diálogo com os estudantes para disseminar conteúdos de educação de trânsito.
Quando: Datas: 10,11,12,13,16,17,18,19, 20, 23, 24, 25, 26, 27 e 30/05. 
Onde: CEU 3 Pontes.

Ação de Caminhada com idosos - Parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa). Os idosos farão uma caminhada levando cartazes e faixas chamando a atenção para os pedestres do grupo da Terceira Idade.
Quando: dia 29 de maio.
Onde: Av. Paulista, toda a extensão.

Cine Trânsito - Ação educativa para escolares até 10 anos - O filme O Mágico da Freguesia do OZ foi inspirado na história de O Mágico de Oz, adaptada para a realidade de São Paulo. Os conceitos de segurança do pedestre, cidadania e sustentabilidade são trabalhados no decorrer da história.
Quando: 2, 3, 4 e 5 de maio.
Onde: CEU 3 Pontes (Rua Capachós, S/N - Itaim Paulista, ZL).

Ponto de apoio ao ciclista - Montagem de estrutura em ciclovias para apoio ao ciclista e consertos.
Quando: 15 a 20 de maio.
Onde: Av. Paulista (Praça do Ciclista) e Av. Brig. Faria Lima (próximo ao nº 1.342).

Moto Check-up - Ação educativa voltada a motociclistas com palestra, avaliação de itens de segurança, brindes, etc. a ser realizada em espaço vivencial de trânsito mantido pela CET.
Quando: 25 e 26 de maio
Onde: CEMOB - Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação - Rua Vilela, 579 - Carrão, ZL.

2º Simpósio Internacional de Segurança Viária - Evento técnico em parceria com a ABNT, com palestrantes internacionais. Coordenado pela Gerência da Universidade Corporativa da CET - UNICET.
Quando: 5 de maio.
Onde: Auditório do CRC - R. Rosa e Silva, 60 - Santa Cecília.

Ação DEFIS em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência -Estacionamento de cadeiras de rodas com cartazes do tipo “Só um minutinho”, “Saio já já”, etc., em vagas com demarcação a pessoas com mobilidade reduzida e alta demanda.
Quando: 21 e 22 de maio.
Onde: Praça Ramos de Azevedo.

Simulador de embriaguez - Ação educativa em local público e aberto com óculos que simulam embriaguez para o público em geral.
Quando: 18, 20, 25 e 27 de maio.
Onde: Praça Ramos de Azevedo.

 Ações da SETRAM/SPTrans e DTP:

Esquetes teatrais em terminais de ônibus - Ação de conscientização sobre o Maio Amarelo, com ênfase em temas como segurança e cidadania no transporte coletivo por ônibus.
Quando: 5, 12, 19 e 27 de maio, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Exposição Evolução do Transporte Coletivo - Uma van do Atende+, um ônibus elétrico, outro articulado e um trólebus antigo ficarão expostos para o público em geral.
Quando: 6 de maio, das 10h às 16h.
Onde: Pateo do Colégio - Centro.

Ação "Andar de Ônibus em SP" - Num passeio de ônibus, alunos de 8 a 12 anos receberão orientações sobre o funcionamento do sistema e como identificar os códigos nos coletivos, além de dicas para uma viagem segura.
Quando: 11 e 18 de maio.

Ação “Inversão de Papéis” - Ciclistas e motoristas de ônibus trocam de papéis e poderão perceber como é estar no lugar do outro. Noção de ponto cego.
Quando: 26 de maio.
Onde: Cidade Universitária - USP.

Ação de orientação a condutores de vans escolares - Esses profissionais receberão orientação sobre a importância da verificação do uso do cinto de segurança pelos estudantes ao longo do trajeto entre casa e escola.
Quando: 5, 10, 18, 26 e 31 de maio.
Onde: Em seis escolas diferentes da cidade, a cada dia.

Ação de orientação a taxistas e passageiros - Esse público receberá orientação sobre o uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro do táxi.
Quando: 4, 12, 17, 24 e 31 de maio.
Onde: Aeroporto Internacional de Congonhas e Rodoviárias do Tietê e da Barra Funda.

Acompanhe a programação oficial do Maio Amarelo na capital paulista pelo site: http://www.cetsp.com.br/consultas/maioamarelo/sobre-o-maio-amarelo.aspx 

Participe e dê o exemplo para fazer do trânsito um ambiente mais seguro!