Cultura Empreendedora

É a cultura aprendida por pessoas que têm a chamada "personalidade empreendedora": tem energia e auto-confiança; iniciativa, aceitam responsabilidades e riscos ; formam equipes, não aceitam as medidas impostas e buscam recursos diferentes; têm atitude positiva diante do fracasso. Não é um dom divino que contempla os super inteligentes, mas algo ao alcance de gente comum, pessoas normais; algo que pode ser aprendido e organizado sistematicamente por qualquer um que não seja um “iluminado”.

Entretanto, essas pessoas fracassam algumas vezes na vida antes de alcançarem o sucesso. Vale questionar de quais maneiras pode-se adquirir esta “cultura empreendedora". As pessoas podem ser direcionadas e estimuladas a desenvolver um determinado comportamento, trabalhado para a aquisição ou melhora de habilidades técnicas como escrever, ler, ouvir ou liderar pessoas, ou ainda habilidades profissionais voltadas para áreas como Marketing, Economia, Finanças, Administração, Ciências Contábeis, entre outras, além das habilidades pessoais descritas acima. Mas uma característica comum verificada em todos os empreendedores de sucesso é o empenho, visando sempre uma palavra: inovação. A inovação é um traço singular do empreendedorismo. A idéia diferente é que possibilita o “start” para um grande negócio, quer que ele surja em uma empresa criada numa garagem, em um quarto, em uma escola etc.


Atitude Empreendedora

1 – Visualizar obstáculos como desafios
2 – Ver o erro como um aprendizado, não como um fracasso
3 – Curioso. Explorar e saber como funcionam as coisas
4 – Iniciativa
5 – Ser ambicioso. Explorar os bons resultados e conquistas
6 – Ter coragem
7 – Ser pró-ativo
8 - Persuasivo
9 – Saber o que faz e porque faz

Intraempreendedorismo

Consiste em incentivar a proatividade e inovação, ou seja, antecipar as mudanças de cenário e às necessidades e expectativas não só dentro da própria organização mas também de todos os envolvidos, implementando novas idéias que sejam de um diferencial competitivo.

Em resumo, um intraempreendedor são todos aqueles que assumem responsabilidades pela criação de inovações de qualquer espécie dentro da organização.
 

Tipos de Empreendedores

Processo Intraempreendedor

GERENTE X EMPREENDEDOR

Fonte(s):
Intraempreendedorismo: Inovação e Benefícios, http://www.slideshare.net/conceito/intraempreendedorismo-inovao-e-benefcios, 12 de setembro. Página consultada em 17 de fevereiro de 2012.