Vila Zelina comemora 92 anos com festa típica do leste europeu

Evento vai trazer danças folclóricas, comidas típicas e artesanato de diversos países da região

Imagem mostra pessoas passeando no meio das barracas de comidas típicas e artesanato durante a festa.

O bairro de Vila Zelina, situado no distrito de Vila Prudente, é famoso por abrigar famílias e descendentes vindos dos países do leste europeu, como Rússia, Lituânia, Ucrânia, República Checa, Polônia, Eslovênia, Bulgária, Hungria, Romênia, entre outros países. Por isso, os costumes, a culinária e a cultura destes países estão muito presentes no bairro.

Para comemorar os 92 anos de Vila Zelina, a Associação de Moradores e Comerciantes do bairro – AMOVIZA – com o apoio da Subprefeitura Vila Prudente, vai promover uma grande festa, com danças folclóricas, barracas de comidas típicas e muito artesanato tradicional. Será neste domingo, dia 27 /10, a partir das 10h, na Rua Aracati Mirim (ao lado do Parque Ecológico de Vila Prudente).

Na festa será possível provar as delícias da culinária leste europeia como o Varêniki, a Siliótka, o Pelimeni e a Vodca russa; a Bureka e a Milina búlgara; o Pinene Knedlik e a Becherovka tcheca; o Kugelis e o Krupnikas lituano; o Chachlik húngaro; a torta de maçã verde croata; o Kváss (bebida artesanal fermentada leste europeia, tradicional refrigerante de cola natural da região), e muito mais.

No artesanato típico, o destaque fica por conta das "Matrioshkas" russas, da arte ucraniana em porcelana, da machetaria búlgara, da arte em madeira e em tecido eslava, da arte em couro da Romênia e os famosos ovos pintados com motivos eslavos. Além disso, juntam-se ao evento o diversificado artesanato da comunidade de Vila Prudente.

 

Imagem mostra o palco da festa de Vila Zelina ao fundo. Na frente, um grupo de dança faz uma apresentação.

Também haverá danças folclóricas típicas desses países. Confira a programação:
10h: Banda da Guarda Civil Metropolitana (abertura do evento)
10h15: Associação de Capoeira Dente de Ouro (Brasil)
10h35: Grupo de Danças Folclóricas Tranzfeund (Alemanha)
11h: Banda Empório
12h: Grupo Jadran (Croácia)
13h: Grupo de Danças Folclóricas Kyiv (Ucrânia)
13h30: Associação Cultural Grupo Volga (Rússia)
14h: Duelo Viking
15h30: Companhia Balalaika de Danças (Rússia)
16: Bendita Dança (Dança do Ventre)
16h30: Grupo Folclórico Kantuta (Bolívia)
17h: Grupo de Folclore e Cultura Rambynas (Lituânia)