Terminal Vila Prudente de ônibus ganha dispensador gratuito de camisinhas

Mais de 7,7 milhões de preservativos já foram retirados nas estações de metrô e terminais de ônibus municipais nos primeiros quatro meses do ano

Imagem mostra um dispensador cheio de preservativos masculinos colocado na entrada de um terminal de ônibus, ao lado da escada rolante, próximo ao elevador.

Os usuários do terminal de ônibus municipal da Vila Prudente já podem retirar gratuitamente preservativos masculinos no seu trajeto diário. Nesse local foi instalado um dispensador com capacidade para mais de 28 mil camisinhas. O objetivo é facilitar o acesso a essa importante forma de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids.

“Os munícipes podem retirar preservativos gratuitamente em todas as unidades municipais de saúde de São Paulo, mas sabemos que nem todos acessam os serviços. É por isso que colocamos os dispensadores em locais de grande circulação de pessoas, como nos terminais de ônibus municipais, como também em ONGs, pontos de cultura e casas de entretenimento adulto”, explica Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/Aids), órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

A parceria com os terminais de ônibus municipais começou em dezembro de 2015. Hoje, 27 terminais possuem dispensadores. Entre janeiro e abril de 2019, 7,7 milhões de camisinhas já foram disponibilizadas nos transportes públicos, 4,2 milhões no terminais ônibus municipais e 3,5 milhões nas estações de metrô.