No aniversário da cidade, Sapopemba fica mais verde

Parque da Integração começa a despontar na faixa da Adutora

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba participou no último dia 25, do plantio de 200 mudas de árvores no trecho da faixa da Adutora Rio Claro, no 6.900 da Av. Sapopemba, local onde está prevista a inauguração da parte inicial do Parque da Integração, uma parceria do Governo do Estado, através da Sabesp, com a Prefeitura de São Paulo, pela Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba.

A comunidade local, conhecida por já cuidar da região, marcou presença no plantio e firmou o compromisso de cuidar das árvores e do futuro parque, que já começa a despontar, com as pistas de caminhada e a intervenção paisagística.  

Presente ao evento, o subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba,acompanhou todo o plantio e ficou satisfeito com a participação da população: “quando as pessoas se unem em prol de um ideal, o resultado só traz benefícios positivos".

O evento de plantio de mudas foi uma realização da Sabesp com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município, junto com a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, e contou com o apoio da Comissão de Festejos do Aniversário de Sapopemba, da GCM e da PM, do Grupo de Escoteiros Linhas Corrente e das lideranças locais.

 

SOBRE O PARQUE DA INTEGRAÇÃO
A adutora Rio Claro possui uma extensão total de 77 quilômetros, sendo que 22 estão localizados dentro da cidade de São Paulo e abastece grande parte da população. O projeto do Parque envolve quase oito quilômetros entre a Rua Juiz de Fora, na Vila Prudente, aonde será inaugurado o portal que leva o mesmo nome da rua, passando pelo Largo do Jardim Grimaldi, até o trecho do Largo São Mateus, na Praça Felisberto Fernandes da Silva.

Na maior parte da extensão do parque, a largura da faixa da adutora compreende cerca de 30 metros. Porém, em vários trechos existem áreas vizinhas que servirão para aumentar essas dimensões permitindo a colocação de vários equipamentos, como playgrounds, quadras esportivas, campos de futebol, entre outras opções que estão sendo definidas pelas comunidades da região.

A primeira etapa de trabalhos da Sabesp na área prevê, concluída a infra-estrutura, implantação de ciclovia, bebedouros, guarda de bicicletas, banheiros públicos, guarita policial, e está prevista para ser entregue agora em fevereiro.

Para se ter uma idéia sobre a amplitude deste empreendimento, depois de pronto, o parque que será construído sobre a adutora Rio Claro será o décimo maior da cidade de São Paulo, com 210 mil m², ficando atrás, em metros quadrados, apenas, dos parques: Ecológico do Tietê (9,29 milhões), Anhanguera (8,99 milhões), Estado – Fontes do Ipiranga – (5,42 milhões), Jaraguá (4,88 milhões), Horto Florestal (1,74 milhão), Ibirapuera (1,58 milhão), Carmo (1,54 milhão), Villa Lobos (717 mil) e Rodeio (630 mil).

Depois de pronto, estará entre os maiores parques lineares urbanos do mundo.