Sistema de Gestão ISO 9000:2000

A ISO, cuja sigla identifica a International Organization for Standardization, é uma entidade não governamental criada em 1947 com sede em Genebra - Suíça. O seu objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica. O nome ISO não é um acrônimo do nome da entidade. Ele deriva da palavra grega isos que significa igual e que é usada em muitas línguas.

Os membros da ISO (157 em 2008) são os representantes das entidades máximas de normalização nos respectivos países como, por exemplo, ANSI (American National Standards Institute), BSI (British Standards Institute), DIN (Deutsches Institut für Normung) e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia).

Existem milhares de normas ISO. Elas estabelecem padrões para produtos e serviços.       Por exemplo, a espessura dos cartões de crédito, o brilho das lâmpadas de freio dos veículos. Existem normas ISO para Sistemas de Gestão, como o Sistema de Gestão da Qualidade (série ISO 9000), Sistema de Gestão Ambiental (série ISO 14000).

O trabalho técnico da ISO é conduzido por comitês técnicos (TC’s). O estudo sobre a emissão das normas da série ISO 9000, por exemplo, foi feito pelo TC 176 durante o período 1983-1986 (no Brasil, o comitê técnico responsável pelas normas da série NBR-ISO 9000 é o CB 25, da Associação Brasileira de Normas técnicas - ABNT). As normas publicadas pela ISO são analisadas e convertidas para o português pela ABNT passando a ser denominadas NBR ISO.

ISO Série 9000 – Gestão da Qualidade

A ISO série 9000 compreende um conjunto de normas (ISO 9000, 9001, 9004). Para certificar-se a instituição deverá atender aos requisitos da norma ISO 9001:2000. Entretanto para a implantação da ISO 9001:2000 é necessário o uso de um conjunto de normas que são:

ISO 9000:2005
Sistema de Gestão da Qualidade – Fundamentos e vocabulário

ISO 9001:2000
Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos

ISO 9004:2000
Sistema de Gestão da Qualidade – Diretrizes para melhoria de desempenho

ISO 19011:2002
Diretrizes para auditoria dos sistemas da qualidade e ambientais

 

As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, ou instituição governamental, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial ou prestadora de serviços.

As normas ISO série 9000 são normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade, e não às especificações dos produtos fabricados ou serviços prestados. Ou seja, o fato de um produto ser fabricado (ou serviço ser prestado) por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 não significa que este produto ou serviço terá maior ou menor qualidade que um outro similar. Significa apenas que todos os produtos fabricados ou serviços prestados segundo este processo apresentarão as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade. Assim, as normas ISO 9000 não conferem qualidade extra a um produto (ou serviço), garantem apenas que o produto (ou serviço) apresentará sempre as mesmas características.

Contudo os mecanismos de melhoria continua, a medição de desempenho dos processos, as ferramentas de identificação de erros e/ou falhas, o processo de ação corretiva introduzidos pela ISO 9000:2000, destacarão ao longo do tempo, as empresas com sistemas da qualidade das demais que não possuem esses recursos, além de promoverem uma redução de custos das operações pela redução de erros e re-trabalhos e melhor planificação das atividades.

As empresas de distribuição de energia elétrica, as fornecedoras diretas das montadoras de veículos e da Petrobrás, entre outras necessitam ter Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9000 para se elegerem como fornecedoras.

Até Dezembro de 2007, mais de 1 milhão de certificados ISO 9000 foram expedidos em mais de 160 países.

A implantação da ISO 9000:2000

A implantação da ISO 9000 será feita através da criação de procedimentos que descreverão os processos usados pelas diferentes áreas para execução dos serviços. Estes procedimentos serão elaborados com o uso de fluxogramas. Os fluxogramas descrevem os processos de trabalho de modo visual tornado mais fácil o entendimento das atividades. No mesmo momento em que os fluxogramas são feitos, as ações requeridas pela ISO 9000, serão debatidas com os participantes.  As sessões de descrição de processos em fluxogramas duram em média 2 horas por processo. Um cronograma inicial será divulgado para que as pessoas que participam das sessões de elaboração dos processos se programem para o comparecimento. Todo o processo de comunicação das atividades da ISO 9000 será organizado pela Gerencia da Qualidade, Sra. Alzenir Moreira da Silva.

A melhoria de desempenho da ISO 9000:2000

Os processos chave terão metas de melhoria de desempenho. Estas metas de melhoria são fixadas pelas próprias áreas visando a obtenção do compromisso de todos para com o atendimento dos objetivos. As metas de desempenho são alcançadas pela eliminação de erros e retrabalho.

Os ganhos com as melhorias se refletirão em um melhor ambiente de trabalho e maior satisfação dos servidores e munícipes.

Certificação ISO 9000:2000

O tempo requerido para a implantação e certificação do Sistema é estimado em 6 meses.

No final deste período a empresa Certificadora procederá uma auditoria no Sistema implantado após o que a Sub-Prefeitura será recomendada para a certificação ISO 9000:2000 sendo a primeira em São Paulo a obter esta distinção.