Cata-Bagulho e mutirão de combate à Dengue em Vila Prudente são recebidos muito bem pela população

Ação contou, ainda, com a participação do prefeito Kassab e do subprefeito da região

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba realizou sua primeira Operação Cata-Bagulho do ano, no último dia 31 de janeiro, no distrito de Vila Prudente, em conjunto com um mutirão preventivo de combate à dengue.

O percurso, que teve início na Av. Paes de Barros e se dirigiu a ruas de Vila Bela como, Giestas, Roseiras, Ciclames, entre outras, com passagem pela Avenida Dr. Francisco Mesquita, recolheu materiais inservíveis deixados pela população, além de muitos restos de móveis e utensílios domésticos usados. Descartados inadequadamente, estes materiais podem parar em córregos, rios e nos sistemas de drenagem, ocasionando enchentes, além de facilitarem a proliferação de pragas e do mosquito da dengue.

Ao todo, foram recolhidas 34 toneladas, e a equipe de multi-serviços realizou limpezas de boca de lobo (85 unidades), de poços de visita (8 unidades), e de ramais (45 metros).

As equipes de Saúde em Vigilância Ambiental conseguiram realizar 497 vistorias completas, num total de 875 imóveis. Destes, 360 encontravam-se fechados no dia, e 18 recusaram a visita dos agentes ambientais.

A ação geral beneficiou 71 vias, numa área de 2,5 km², com 3.000 residências e uma população de 40.000 habitantes.

Prefeito e subprefeito participaram da ação

O prefeito vistoriou duas casas na rua das Giestas, acompanhado por agentes da Vigilância Ambiental para verificar se não havia focos para procriação do mosquito da dengue. Acompanhado pelo subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba,o prefeito também ajudou na operação cata-bagulho, recolhendo móveis e objetos que foram descartados pela população.

Em sua fala, o prefeito destacou a importância do mutirão ocorrer nessa época do ano, quando as chuvas fortes castigam a cidade. Nas visitas que fez às casas vistoriadas pelos agentes, o prefeito colou na entrada dos imóveis, os adesivos da campanha “Eu não deixo a dengue entrar aqui!”, na entrada das casas vistoriadas pelos agentes.

O subprefeito afirmou a intenção de manter esse formato de ação conjunta de Cata-Bagulho e mutirão de combate à Dengue. “Tanto que já determinei que os setores responsáveis pelas duas ações programem as próximas operações de forma conjunta”. Também se mostrou preocupado com o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas, e planeja aumentar o número de ecopontos da região, hoje em número de três, e por conseqüência, diminuir o número de pontos viciados de descarte.

A próxima operação ocorre no dia 14/02, em vias di Jardim Ângela e Parque Santa Madalena.

Lembrando que restos de obra não são recolhidos. Também não são recolhidos lixos domésticos e hospitalares, nem de jardinagem (resíduos de poda). Para isso, existem os ecopontos na região, que são pontos de entrega voluntária de entulho e bagulhos.

Endereço dos ecopontos de Vila Prudente / Sapopemba:

-Ecoponto Anhaia Mello – R. da Prece, 296 – esquina com a Anhaia Mello

-Ecoponto São Lucas – R. Florêncio Sanches, 307

-Ecoponto Sapopemba (em breve) – R. Francisco Usper, 550