Inauguração do Mercado das Flores na Vila Alpina

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), e a Universidade São Marcos, convidam para a inauguração oficial do MERCADO DAS FLORES, em frente ao Cemitério da Vila Alpina, às 10h30 desta quinta-feira, dia 09/04.

O prefeito estará presente à cerimônia de inauguração.

Serviço:

Inauguração do Mercado de Flores Vila Alpina

Local: Avenida Francisco Falconi, 787.

Data e horário: 09/04, às 9h30


Sobre o Mercado das Flores Vila Alpina

O Mercado das Flores nasceu como ideia em 2007, numa iniciativa da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, com a parceria inicial da Universidade São Marcos e durante o decorrer de todo o projeto, do Sebrae-SP, com o objetivo de melhorar o nível de competitividade e sustentabilidade dos floristas da região do cemitério e de tirá-los da informalidade, tarefa que contou com o apoio da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast), da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.
O projeto, realizado por alunos da Universidade São Marcos, sob a supervisão e orientação do professor Felipe Xavier, professor orientador do Escritório Modelo, com a coordenação da professora Helena Degreas, coordenadora do curso de Arquitetura, contemplou um conjunto de bancas modernas com o objetivo de realocar um grupo de vendedores que comercializavam flores em bancas rústicas perto do Cemitério São Pedro, popularmente conhecido como Cemitério da Vila Alpina. Construiu-se, para isso, um conjunto de bancas modernas em frente ao local aonde os vendedores estavam instalados anteriormente, com capacidade para acomodar 12 pequenas floriculturas com boas condições climáticas para o manejo das plantas. Os freqüentadores terão, com essas melhorias, uma área mais segura, confortável e prazerosa, pois o aspecto urbanístico no local está sendo todo melhorado também, proporcionando uma melhor qualidade de vida à população.
O Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional Leste, desenvolveu ações em conjunto com os floristas para mudar seu posicionamento mercadológico, investindo em capacitação para o desenvolvimento de novos produtos, melhoria do design e visual, das embalagens, folhetos. Além disso, houve grande ação com relação ao processo de atendimento, de administração do pequeno negócio, e da busca de novos fornecedores.

Para viabilizar toda essa mudança estrutural e comportamental, o Sebrae, com a coordenação de Nilton de Castro Barbosa e Patricia Bega Arcaro, realizou um diagnóstico empresarial com os floristas para atender a sua realidade e seu contexto. “Esse trabalho apontou oportunidades de mercado (77 mil habitantes, 20 mil domicílios, renda de R$ 8,4 milhões) e desafios com ações de mudanças nos empreendimentos dos floristas”, explica Nilton.

O Mercado das Flores resultou das seguintes parcerias:

-Desenvolvimento do projeto físico do Mercado - Universidade São Marcos;

-Diagnóstico, prognóstico e capacitação – Sebrae-SP;

-Local para as capacitações: Senai da Vila Alpina;

- Construção dos boxes, adequações e orientação pública – Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba;

-Controle e registro dos permissionários (floristas) – Supervisão Geral de Abastecimento - Abast