Prefeitura visita região da Vila Prudente para inauguração do Centro Educacional Unificado Vila Alpina

Área educacional será destinada a crianças de 0 a 5 anos de idade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugurou nesta quinta-feira (13), o Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Alpina, localizado na região Leste da capital. O investimento no equipamento foi de R$ 50 milhões e a população da região contará com amplo espaço destinado a educação, cultura e esporte.

Segundo o prefeito Bruno Covas, esse é o primeiro dos 12 esqueletos de CEUs encontrados no início da administração. “Até o fim do ano serão mais 11. Um total de 12 CEUs com um investimento feito pela Prefeitura de cerca de R$ 550 milhões pra poder retomar essas obras e entregar a população”, disse o prefeito. “Pouco importa quem começou, se a população aprova, gosta e se faz bem as pessoas é nossa obrigação enquanto gestor público dar continuidade”, completou Covas.

A unidade conta com um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) para atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade. O CEMEI entrou em funcionamento no início do ano, mas as atividades foram interrompidas devido a situação de pandemia de covid – 19 (Coronavírus) em São Paulo. Ao todo, são 508 novas vagas destinadas a primeira infância. 

O Centro de Educacional Unificado (CEU) Vila Alpina foi construído pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) em um terreno de 67.778 m² e possui 12.124,52 m² de construção, divididos em térreo e 4 andares, num terreno de 66 mil m². Como ocorre em todas as obras de responsabilidade da SIURB, o CEU Vila Alpina atende a todas as normas de acessibilidade vigentes. O equipamento foi construído dentro das normas de acessibilidade aprovada pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA e possui elevadores, banheiros adaptados e rampas de acesso.

O novo CEU está localizado na Avenida Francisco Falconi, 83 - Vila Prudente. As atividades somente terão início com autorização das autoridades médicas e sanitárias.

 

 

Novos Centros Educacionais Unificados

A Prefeitura de São Paulo retomou em 2018 as obras de 12 CEUs que estavam paralisadas, criando mais de 6 mil vagas para a Educação Infantil. A área educacional das novas unidades será destinada ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos.

CEUs

Os Centros Educacionais Unificados, mais conhecidos como CEUs, são equipamentos educacionais implantados em São Paulo, como o resultado da reflexão e do desenvolvimento de diversas teses sobre educação no Brasil, desde o modelo das Escolas Parque proposto pelo educador Anísio Teixeira, até chegar ao conceito atual dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade. Desde então, os CEUs consolidaram-se como referência na educação e articulação de políticas públicas no território.