Capital paulista tem a tarde mais fria do ano

Foram 15°C de média, segundo dados do CGE da Prefeitura de São Paulo

Segundo dados do Centro de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a tarde desta quarta-feira (15) foi a mais fria do ano com 15°C de média na Cidade. A maior temperatura absoluta observada, ocorreu em São Miguel Paulista, Zona Leste com 17,1°C, já a menor máxima absoluta foi em Parelheiros e Engenheiro Marsilac, Zona Sul, com 12,5°C.
Anteriormente a tarde mais fria do ano, havia ocorrido em 27/06/2020 quando os termômetros marcaram média máxima de 15,4°C e a máxima absoluta mais baixa em Capela do Socorro, Zona Sul, com 13,9°C. O CGE da Prefeitura de São Paulo compila informações de temperatura na Capital paulista desde 2004.
" A combinação de céu encoberto e ventos frios de origem polar manteve a temperatura baixa na Capital paulista. A soma desses fatores contribuiu para que a sensação de frio fosse maior do que o valor aferido pelos termômetros”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia.
O ar frio de origem polar perde força e se afasta para o oceano. Até o fim de semana, o ar seco volta a predominar, o que vai garantir o retorno do tempo estável com redução dos índices de umidade e temperatura acima da média.
A quinta-feira (16) vai começar com muita nebulosidade e formação de névoa úmida. “Entre o fim da manhã e à tarde, o sol aparece entre nuvens, facilitando a elevação da temperatura. No final do dia, a entrada da brisa marítima favorece o aumento de nebulosidade, porém não há expectativa de chuva”, comenta Garcia. Mínima de 13°C e máxima de 21°C.
A sexta-feira (17) terá variação de nuvens ao amanhecer. Ainda pela manhã o sol aparece e passa a predominar, elevando a temperatura. A tarde será ensolarada e com temperatura agradável. Os termômetros oscilam entre 14°C na madrugada e 25°C no meio da tarde.