Covid-19: hospitais de campanha contam com proteção da Guarda Civil Metropolitana

GCM também presta apoio na escolta do transporte de respiradores, na fiscalização dos comércios, e nos bloqueios educativos de prevenção no trânsito durante a pandemia

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), continua prestando apoio à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com policiamento fixo nos hospitais de campanha durante o período de pandemia do novo coronavírus.

Nos Hospitais de Campanha do Pacaembu e do Anhembi, os gestores das Inspetorias de Divisão da GCM têm disponibilizado policiamento 24 horas por dia. A missão é evitar aglomerações, apoiar os funcionários da saúde e o corpo de segurança. As unidades de saúde contam com a presença de guarnições compostas por guardas civis que se dividem em quatro turnos, em plantões de 12 horas.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana tem investido e aparelhado todo o efetivo de guardas civis com equipamentos de proteção individual, como protetores faciais, máscaras, luvas, e álcool em gel, a fim de que suas atividades possam ser desenvolvidas, evitando os riscos de contaminação. Além disso, o Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana procedeu com instruções a todo efetivo, por meio de vídeos educativos, e publicação de normas, comunicados e ordens de serviço orientando sobre os procedimentos operacionais e alertando sobre os cuidados que devem ser mantidos no trabalho diário.

Os hospitais possuem perímetros previamente estabelecidos e subdivididos por cores: vermelha, laranja e verde. Assim, o efetivo da GCM atua diretamente no perímetro verde, que fica do lado externo dos hospitais, permitindo a sua fácil movimentação, o contato com o público externo, e a rápida intervenção caso seja necessário o apoio aos servidores da unidade.

A GCM também presta apoio na escolta do transporte de respiradores, na fiscalização dos comércios, e nos bloqueios educativos de prevenção no trânsito.