Prefeitura já realizou mais de 359 mil acolhimentos durante a Operação Baixas Temperaturas

Operação segue até 20 de setembro e é intensificada quando a temperatura atingir o patamar igual ou inferior a 13ºC, ou sensação térmica equivalente

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou mais de 359 mil acolhimentos (uma mesma pessoa pode ser atendida em todos os dias de operação e entrar várias vezes na soma) desde o último dia 6 de maio, quando foi instituído o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas 2020. Em vigor até 20 de setembro deste ano, a ação para pessoas em situação de rua é intensificada quando a temperatura atingir o patamar igual ou inferior a 13ºC, ou sensação térmica equivalente.

Desde que o Plano foi estabelecido, foram contabilizados 3.123 acolhimentos, realizados no período de plantão (noite e madrugada) da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), 375 recusas e 2.009 cobertores foram distribuídos na cidade, até o momento. O serviço pode ser solicitado via central 156. É importante destacar que uma pessoa pode ser acolhida mais de uma vez e entrar várias vezes na soma.

As abordagens durante o dia, realizadas pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), também estão sendo intensificadas nesta época do ano, a partir de um trabalho socioeducativo intersecretarial que busca a aproximação e a criação de vínculo com esse público.

Nesta madrugada (16/06), 90 pessoas foram acolhidas, houve 2 recusas e foram distribuídos 58 cobertores.