Orquidário Vila Prudente tem inauguração de meliponário neste sábado

Atividade gratuita conta com aula aberta sobre abelhas nativas sem ferrão do especialista Gerson Pinheiro, da ONG S.O.S. Abelhas Sem Ferrão.

No próximo sábado, dia 18/01, o Orquidário da Vila Prudente recebe a comunidade para a inauguração do primeiro meliponário público da região com aula sobre captura e manejo de abelhas nativas com o especialista Gerson Pinheiro, fundador da ONG S.O.S. Abelhas sem Ferrão.

O evento, apoiado pelo coletivo de plantios urbanos Pedra 90, é gratuito e aberto à população. Para participar, basta comparecer ao orquidário na data.

“No Brasil, há mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão nativas, o que representa cerca de 75% do total de variações desse tipo de polinizador no mundo inteiro”, explica Pinheiro, que associa essa variedade à nossa biodiversidade natural.
Batizadas com nomes que exaltam nossa origem indígena, como Jataí, Uruçu e Borá, essas abelhas compartilham a curiosa característica de serem inofensivas, ao contrário das espécies estrangeiras, mais conhecidas, cujas picadas causam desconforto e até alergias nas pessoas.

“Responsáveis por até 90% da polinização da flora brasileira, as abelhas nativas sem ferrão são as responsáveis pela exuberância e singularidade da nossa biodiversidade”, salienta o especialista, que continua, “apesar disso, pouca gente conhece essas abelhas, que não picam as pessoas, e são vitais para o equilíbrio dos nossos biomas”.

Dentre a gama gigantesca de flores beneficiadas pela polinização de abelhas sem ferrão, estão as orquídeas, cuja perpetuação natural se deve em grande parte à ação das abelhas do tipo Euglossini, características do cerrado e da caatinga.

Essa relação entre orquídeas e abelhas motivou os voluntários do Orquidário VP a prestar atenção nas colmeias do entorno da Via Prudente para compreender melhor como protegê-las e garantir mais florações nas zonas verdes do bairro, como o Parque Ecológico de Vila Prudente e o Clube Arthur Friedenreich.

Assim, no final do ano passado, a equipe juntou esforços com o especialista Gerson Pinheiro e os plantadores do grupo voluntário Pedra 90 na instalação de iscas de captura de novas colmeias no Jardim da Subprefeitura Vila Prudente, casa do Orquidário, que já abriga inúmeros enxames de abelhas nativas na região.

Dessa parceria, surgiu a ideia de estabelecer o primeiro meliponário público do bairro, que será inaugurado ao lado do Orquidário com aula do especialista Gerson Pinheiro sobre a instalação de duas colmeias de Jataí, uma pequena abelha de mel saboroso que responde por boa parte dos enxames em grandes cidades, e uma de Euglossini, que se beneficiará das orquídeas resgatadas no local.

“Nossa intenção é expandir e multiplicar nossas ações como educadores ambientais em Vila Prudente, fazendo do meliponário um ponto de visitação anexo ao nosso amado orquidário, cujo compromisso maior é germinar e florescer boas práticas ambientais no nosso entorno”, revela Otaviano Santos, voluntário do Orquidário VP.

Serviço:
Atividade: Inauguração do Meliponário no Orquidário da Vila Prudente com aula do especialista Gerson Pinheiro
Quando: 18/01/19 das 10h às 13h
Onde: Subprefeitura Vila Prudente, situada à Avenida do Oratório, 172 - Jardim Independência
Quanto: Gratuito