Prefeitura anuncia plano cicloviário com novas conexões

Até 2020 serão construídos 173 quilômetros de conexões; Vila Prudente também terá novidades

Foto mostra ciclista trafegando pela ciclovia, o logotipo da Prefeitura de São Paulo na cor branca em um fundo azul e o logotipo do plano cicloviário que é um ciclista dentro de um círculo amarelo, com os dizeres "plano cicloviário do município de São Paulo" abaixo desse círculo

O novo Plano Cicloviário da cidade de São Paulo terá 173 quilômetros de novas conexões (integração da malha) e 310 quilômetros de reformas e melhorias em estruturas já existentes. Com o Plano, a malha cicloviária da cidade se tornará mais segura, de melhor qualidade e focada em mobilidade, além de ter menor custo com sinalização. O projeto também prevê 12 quilômetros de remanejamentos, considerando as particularidades do viário, a segurança dos usuários e a fluidez no trânsito. Nenhum quilômetro será retirado.

O investimento no Plano Cicloviário será de R$ 325 milhões e virá acompanhado de um projeto de recapeamento de R$ 250 milhões. No total, a cidade passará dos atuais 503 quilômetros para 676 quilômetros em 2020, sendo que 73% dessas estruturas se interligarão ao transporte coletivo.

O Plano foi construído por meio de ampla participação da população. Foram realizadas 10 audiências públicas, seguindo o previsto na Lei 16.885/2018, que cria o Sistema Cicloviário do Município de São Paulo, e 10 oficinas participativas organizadas pela CET e pela Câmara Temática de Bicicleta (CTB).

As ciclovias são caracterizadas pela pista de uso exclusivo de ciclos, com segregação física do tráfego. As ciclofaixas também são de uso exclusivo de ciclos, mas estão no mesmo nível dos automóveis e contam com segregação visual do tráfego. Desde que foram implantadas, as ciclofaixas e ciclovias reduziram em 61% o número de óbitos de ciclistas na cidade.

A definição das novas conexões foi feita após uma análise técnica com o objetivo de ligar diferentes modais, permitindo que o início e o fim de um deslocamento sejam realizados por bicicleta. Também foram preservadas a capacidade de fluxo da via e a quantidade de pistas ocupadas por automóveis. As novas conexões vão permitir que a população passe a acessar de forma mais fácil terminais de ônibus, trens, metrô, bibliotecas, escolas, parques e postos de saúde.

Um total de 71 km de ciclofaixas e ciclovias já receberam serviços de fresa e recape. Destes, 27,4 km também já receberam sinalização e foram entregues. Para a escolha desses novos endereços foram levados em conta itens como riscos ao ciclista, falta de sinalização em cruzamentos, degradação do pavimento e volume de utilização.

O modelo antigo contemplava sinalização do solo com tinta comum, aplicação de tachão a cada dois metros e obras apenas em ciclovias. Já o modelo adotado pelo Plano Cicloviário traz mais segurança e qualidade para os usuários com sinalização com tinta antiderrapante, aplicação de tachão a cada metro, manutenção de guias e sarjetas, manutenção de drenagem, reconstrução de canteiro, fresa e recapeamento. O valor médio corrigido do gasto com sinalização no modelo anterior foi de R$ 222 mil por quilômetro, enquanto no atual será de R$ 140 mil.

Vila Prudente

Ilustração mostra a malha cicloviária da região de Vila Prudente demarcada em um mapa

O Plano Cicloviário prevê o remanejamento de 12 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias. Todo quilômetro retirado, no entanto, será compensado. Para as estruturas remanejadas avaliou-se a falta de integração com outros modais de transporte, equipamentos públicos e a própria malha já existente, além do uso indevido pela baixa utilização como carros estacionados e comércio ilegal.

Um exemplo é a Rua Professor Gustavo Pires de Andrade, a Rua Pinheiro Guimarães e a Rua Mário Augusto do Carmo, entre os bairros de Vila Zelina e Jardim Avelino. Atualmente sem ligação adequada com a rede existente, a estrutura desta via será excluída e serão construídas conexões na malha cicloviária nas avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Mello e Dr. Francisco Mesquita, chegando até o Terminal Sacomã.