Prefeitura inaugura agência funerária na Vila Mariana

Unidade funciona 24 horas dentro do velório do Cemitério Vila Mariana, na Rua Batista Caetano, 300

O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) inaugurou nesta quinta-feira (23) a Agência Funerária da Vila Mariana, dentro velório do Cemitério Vila Mariana, na Rua Batista Caetano, 300. A unidade vai funcionar 24 horas por dia. “Desde que assumi a superintendência, identifiquei que algumas agências ficavam fora do perímetro do cemitério, às vezes em bairros muito distantes. Levar esses serviços para dentro dos cemitérios assegura maior comodidade ao munícipe, além de possibilitar uma fiscalização mais efetiva, pois tudo acontecerá dentro do nosso perímetro", afirma Thiago Dias da Silva, superintendente do Serviço Funerário.

Com a abertura dessa unidade, a capital terá 11 agências nas quais o munícipe poderá contratar as homenagens fúnebres, definir o horário e local de velório e sepultamento. Tudo isso contribui para amenizar o momento do luto e evitar o deslocamento de um ponto a outro da cidade no processo que envolve a despedida de um ente querido. Os benefícios também se estenderão aos hospitais e agências da região. De acordo com Thiago, os atendimentos serão melhores distribuídos. “Com a chegada da Agência da Vila Mariana, a ideia é concentrar os óbitos que acontecem nos hospitais próximos, como o Nove de Julho, a Beneficência Portuguesa e o Hospital das Clínicas."

De acordo com a Lei Municipal 8.383/1979, apenas o Serviço Funerário do Município de São Paulo pode remover os corpos para velório, sepultamento e cremação, sendo proibida essa prática por agentes particulares, assim como a abordagem de pessoas ligadas às empresas funerárias que oferecem ou vendem serviços dentro dos estabelecimentos de saúde, IML e SVOC, onde é emitida a documentação de óbito.

Confira a lista de Agências Funerárias:

AGÊNCIA HORÁRIO
ENDEREÇO
Vila Mariana 24 horas Rua Batista Caetano, 300 - Vila Mariana
Araçá 24 horas Avenida Dr. Arnaldo, 300 - Pacaembu
Central 24 horas Viaduto Dona Paulina, S/N – Baixos Centro
IML Central 7h às 19h Avenida Dr. Eneás Carvalho de Aguiar, 600 - Cerqueira César
Itaquera 24 horas Rua Augusto Carlos Bauman, 851 salas 28 e 29 - Itaquera
Lapa 7h às 19h Rua Bérgson, 347 - Lapa
Quarta Parada 24 horas Avenida Salim Farah Maulf, S/N – Água Rasa
Santana 7h às 19h Rua Nova dos Portugueses, antigo 85 atual 141 - Santana
Santo Amaro 24 horas Rua Mininistro Roberto Cardoso Alves, 186
Servidor Municipal 7h às 19h Rua Apeninos, 96A - Liberdade
SVOC (Serviço de Verificação de Óbitos da Capital) 24 horas Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 250