Prefeitura triplica orçamento para intervenções de zeladoria na capital

Anúncio foi feito nesta quarta-feira (03) durante o lançamento do projeto “Mutirão nos Bairros”; Meta é zerar os pedidos de tapa-buracos registrados via central SP156

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo anunciou na manhã desta quarta-feira (03) que triplicou o orçamento para intervenções de zeladoria na capital em 2019.

Segundo o secretário de Governo, Mauro Ricardo, em 2019 os recursos para zeladoria foram triplicados de R$ 500 milhões para R$ 1,5 bilhão. “Por determinação do prefeito, nós ampliamos significativamente os recursos para algumas áreas, incluindo a parte de zeladoria. O que mostra bem a prioridade que Bruno Covas está dando para essa questão”, declarou.

“A prefeitura não cuida apenas da cidade, mas cuida das pessoas. Essas ações serão precedidas por visitas minhas aos bairros, que em seguida vão receber ações conjuntas”, declarou Bruno Covas.

De acordo com Alexandre Modonezi, secretário de Subprefeituras, “serão feitos serviços de capinação, limpeza, pintura de guia, varrição, poda de árvore, limpeza mecanizada de córrego, limpeza de galeria, alinhamento de poço de visita, trocas de tampas de bueiro e as demais ações de zeladoria, como a operação tapa-buraco”, declara. “Conseguimos fazer a licitação de três usinas de asfalto. Isso possibilita que a cidade tenha mil toneladas de asfalto por dia. Com isso nós conseguiremos zerar o tapa-buraco na cidade”, disse.

“Queremos juntar as ações que as várias secretarias já fazem em um único local para que as pessoas possam ter acesso a todas as ações de forma uniforme”, disse o prefeito Bruno Covas.

imagem mostra funcionários realizando tapa-buraco ao lado de uma placa de sinalização do mutirão operação tapa-buraco

Mutirão nos Bairros

A ideia de cuidar das pessoas, além da cidade, gerou o programa “Mutirão nos Bairros”, que vai unir, semanalmente, os trabalhos de outras secretarias aos serviços de limpeza e conservação. “A cada sábado nós teremos intervenções dessa natureza concentrando serviços não só de zeladoria, mas de diversas outras secretarias”, destacou o secretário Mauro Ricardo.

“A Assistência Social estará participando com o CRAS Itinerante pra atender à local. A Cultura vai ter um ônibus no local. A Secretaria de Direitos Humanos deve levar a Unidade Móvel LGBTI e o ônibus lilás”, declarou Fátima Marques, secretária de Relações Sociais. “A Saúde vem com diversas ações. Inclusive com vacinação e orientações de doenças crônicas como hipertensão. Também teremos orientações de combate a dengue, chikungunya”, acrescenta.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento auxiliará com unidade itinerante do CATe e com Ade Sampa, com orientações para microempresas, e a Secretaria da Pessoa com Deficiência também terá tenda no local, para orientações aos munícipes das regiões.

São Mateus, na Zona Leste

O primeiro mutirão acontece no próximo sábado (6), das 9h às 15h, na Praça Felisberto Fernandes da Silva, em São Mateus, Zona Leste.

Durante o evento a Subprefeitura local juntar os trabalhos de requalificação por meio das ações de zeladoria, como capinação, limpeza, tapa buraco, pintura de guia, remoção de entulho e varrição, que já acontecem na região, com os trabalhos das demais secretarias do Mutirão nos Bairros.

“Queremos juntar as ações que as várias secretarias já fazem em um único local para que as pessoas possam ter acesso a todas as ações de forma uniforme”, disse o prefeito Bruno Covas.

Em São Mateus, a população também terá acesso aos serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com informações sobre programas de transferência de renda como o Bolsa Família, além de receberem orientações sobre outras políticas públicas de acordo com o perfil de cada um.

Quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho poderá ser atendido pela equipe da unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho. Quem participar da ação também poderá emitir a primeira e segunda via da carteira de trabalho, orientações sobre o seguro desemprego e sobre o Microempreendedor Individual (MEI).

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos participa da ação por meio da Unidade Móvel de Cidadania LGBTI, que oferece atendimento às vítimas de violência, agressão ou de discriminação por causa do gênero ou orientação sexual. A iniciativa também contará com a participação do ônibus lilás, que presta atendimento a mulheres vítimas de violência. Uma tenda será montada no local, e os participantes poderão esclarecer suas dúvidas junto a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente e a Coordenação de Políticas para Idosos. Técnicos do Núcleo de Direitos Humanos também farão atendimentos de ouvidoria.

No local a população também poderá receber a vacinação contra Febre Amarela, além de esclarecer dúvidas sobre outras vacinas. A pasta de Saúde também irá orientar os moradores locais sobre anti-ratização, combate às arboviroses, e prevenção da leptospirose.

O mutirão também contará com ações das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência, Cultura, da COHAB e do SEBRAE.

Além da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), com parte dos trabalhos de zeladoria e limpeza, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) também prestará atendimento, oferecendo termos de quitação, segunda via de contrato e renegociação de dívidas.