Prefeitura inaugura Árvore de Natal do Ibirapuera

Local também terá novo espetáculo na fonte iluminada, apresentações de corais e Feira Gastronômica para atender o público

A Prefeitura de São Paulo inaugurou no último sábado (1º) a tradicional árvore de Natal do Parque Ibirapuera. Construído em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil e a Coca-Cola Brasil, o símbolo natalino, assim como em 2017, foi instalado em frente à estátua de Pedro Álvares Cabral, no interior do parque. Ao lado do prefeito Bruno Covas, o subprefeito da Vila Mariana, Benê Mascarenhas, acompanhou a contagem regressiva para o acendimento da árvore, que tem 43 metros de altura por 15,5 metros de diâmetro e uma estrela em seu topo, além de 250 enfeites como lâmpadas e cristais em formato de flocos de neve. O destaque este ano são as 12 bolas de LED, de quase um metro de diâmetro, que veicularão cenas de Natal com uma família de ursos. Além disso, outros cinco ursos, de tamanho real, e duas árvores com 2,40 metros, decoradas com microluzes, compõem a decoração da base.

“Essa é a maior árvore de Natal da cidade e a sua inauguração é sempre muito esperada pelos paulistanos. Até janeiro, vamos receber gente de todos as regiões de São Paulo e de outros Estados também. Esperamos proporcionar momentos agradáveis e inesquecíveis a quem vier aqui”, disse o subprefeito Benê Mascarenhas.

Próximo à árvore, no gramado do lago, em frente à estátua de Pedro Álvares Cabral, foram instalados três SelfPoints. Usando um aplicativo disponível nas plataformas Android e iOS, os visitantes poderão fazer fotos e decorar com gifs de projeções das mascotes do Natal da Coca-Cola, para compartilhamento nas redes sociais.

Para garantir a segurança da população, quatro equipes motorizadas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) farão o policiamento no Ibirapuera: uma durante o dia e três no período noturno, entre as fontes luminosas e a árvore de Natal.

Feira Gastronômica
Para garantir o conforto dos visitantes, a Subprefeitura Vila Mariana autorizou uma Feira Gastronômica ao lado da Praça Armando de Sales Oliveira, em frente ao Monumento às Bandeiras, que vai funcionar até o dia 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 17h à 0h, e aos sábados e domingos, das 12h às 0h, com 12 barracas e food trucks de comidas salgadas, doces e bebidas.

Para proteger as praças do entorno e o gramado do Obelisco, foram instalados 840 metros de gradis na região. A fiscalização de flanelinhas e ambulantes irregulares foi intensificada. O estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo é liberado a qualquer pessoa a partir das 18h durante a semana e, aos sábados e domingos, o uso é livre o dia inteiro.

Espetáculo na fonte do lago
A Fonte Elo Ibirapuera, projetada pela Fischer e pelo cartão Elo, exibirá, diariamente, até 6 de janeiro, apresentações às 20h30, 21h e 21h30. A iluminação contará com cerca de 2 milhões de lâmpadas de LED, colocadas em mais de 180 copas das árvores que cercam o lago onde está a fonte.

O espetáculo, produzido pela Divina Comédia, realizado pela Elfus Eventos e apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Cartão Elo, abre com um Papai Noel que cumprimenta o público e “testa” os jatos da fonte. Uma das árvores no entorno do lago se acenderá durante a exibição, criando um diálogo entre o mundo real e o virtual.

Durante o espetáculo serão executadas as canções “Sino de Belém” (Natal de Cavaquinho), de Sergio Chiavazzoli, e “O Velhinho”, de Fernanda Takai, além de canções clássicas como “Happy XMas (War Is Over)”, de John Lennon, e “Thank God It’s Christmas”, do Queen.

Outra novidade desta edição é que, além dos acessos para pessoas com deficiência física, o espetáculo oferecerá acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. A transmissão será feita em parceria com a ONG Mais Diferenças e Ktalise Tecnologias, proporcionando o sistema de audiodescrição, legenda e Libras do espetáculo. As pessoas com deficiência poderão baixar um aplicativo para terem acesso ao conteúdo em seus celulares.

Nos dias 14, 15 e 16, às 19h30 e às 20h, serão apresentados no local shows de corais natalinos.

A fonte foi revitalizada pela empresa de cartões Elo, que investiu R$ 6,3 milhões, em 21 de agosto de 2017, quando houve a reinauguração, com o apoio do Ministério da Cultura. 

Carreatas dos ônibus iluminados
Este ano, as carreatas dos ônibus iluminados partirão também das zonas Sul e Leste da cidade. Além da saída do ponto tradicional, na Praça Charles Miller, no Pacaembu (Zona Oeste), os veículos vão sair da Vila Matilde e da estação de Transferência Água Espraiada. Todos esses ônibus terão o Parque Ibirapuera como destino final, onde está instalada a maior árvore de Natal de São Paulo. O evento será realizado nos fins de semana de dezembro. 

Os passeios gratuitos ocorrerão nos dias 1º, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de dezembro, com a primeira carreata iniciando o percurso às 19h30 e as demais, partindo de 20 em 20 minutos. As catracas dos ônibus estarão lacradas. Durante o percurso, os veículos atenderão os pontos de parada para embarque e desembarque. A volta será nos locais de desembarque nas imediações do Ibirapuera. 

Locais de embarque:
Praça Charles Miller, Pacaembu;
Rua Alvinópolis – Estação de Metrô Vila Matilde;
Avenida Jornalista Roberto Marinho – Estação de Transferência Água Espraiada.

Serviço:
Árvore de Natal do Ibirapuera em São Paulo
Parque Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana – Zona Sul)
Inauguração: 1ª de dezembro, às 21h. Até 2 de janeiro.

Fonte Elo Ibirapuera
Apresentações diárias até 6 de janeiro, às 20h30, 21h e 21h30.

Feira Gastronômica
Praça Armando de Sales Oliveira, até o dia 23 de dezembro
De segunda a sexta-feira, das 17h à 0h
Sábados e domingos, das 12h às 0h

Caravanas dos ônibus iluminados
Os passeios gratuitos ocorrerão nos dias 1º, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de dezembro, com a primeira carreata iniciando o percurso às 19h30 e as demais, partindo de 20 em 20 minutos. As catracas dos ônibus estarão lacradas. Durante o percurso, os veículos atenderão os pontos de parada para embarque e desembarque. A volta será nos locais de desembarque nas imediações do Ibirapuera.

Saídas:
Praça Charles Miller, Pacaembu
Rua Alvinópolis – Estação de Metrô Vila Matilde
Avenida Jornalista Roberto Marinho – Estação de Transferência Água Espraiada

foto aérea do parque ibirapuera com o lago e a árvore de natal

Foto: Aeroshow Imagens

foto aérea do parque ibirapuera com o lago, a árvore de natal e a fonte iluminada

Foto: Aeroshow Imagens

foto do prefeito bruno covas com o papai noel e o secretário do verde, eduardo de castro, em frente à árvore de natal

Foto: Secom

foto da árvore de natal do ibirapuera junto ao público durante a inaguração

Foto: Secom