GeoSampa recebe dados de 25 serviços dos canais SP156

Recurso permite à Prefeitura verificar as solicitações mais frequentes em cada região da cidade e planejar ações prioritárias para a população

A Prefeitura de São Paulo, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), acaba de disponibilizar informações de 25 serviços dos canais SP156 (Portal, Telefone e Aplicativo) no mapa digital da cidade, o Portal GeoSampa.

Entre as principais novidades destacam-se as solicitações registradas pela população sobre quedas de galho e infestação de pernilongos/mosquitos – serviços essenciais no atual período de chuvas de verão; descarte irregular de resíduos de saúde potencialmente contaminados por parte de clínicas e consultórios – circunstância que é ainda mais crítica considerando o cenário atual de pandemia –, e a avaliação da condução de motorista de ônibus e manutenção de placas de trânsito.

Ao todo, o Portal GeoSampa já reúne 38 serviços dos canais SP156. Isso porque, no ano passado, já haviam sido publicadas treze camadas de informações, entre elas, pedidos para instalação ou remoção de lixeiras, limpeza de via pública e tapa-buraco. A expectativa do Município é agregar ainda mais serviços do SP156 ao longo do primeiro semestre de 2021.

Todos esses dados são apresentados de forma georreferenciada no mapa digital da cidade, ou seja, será possível verificar exatamente o endereço para onde foi solicitado determinado serviço da Prefeitura. Mais do que isso, o usuário pode conferir o status de cada solicitação.

Vale ressaltar que, como qualquer camada inserida no Portal GeoSampa, todas as informações também estão disponíveis para download.

A publicação dos dados no Portal GeoSampa auxilia a Prefeitura de São Paulo a identificar quais são as regiões com mais solicitações registradas e os tipos de serviços mais frequentes, permitindo, assim, melhor planejamento para a implantação de políticas públicas de atendimento à população.

Como consultar?
Acesse o Portal GeoSampa, clique em “Atendimento ao Cidadão - SP 156” - situado no menu à direita do site, escolha o grupo de serviços desejado, dê um “Zoom Mais” (menu esquerdo) até tornar as camadas clicáveis e, por fim, escolha aquelas de seu interesse.

Em seguida, selecione o botão “Obter Informação da Camada”, representado pela letra “i”, e clique no ícone disposto no mapa que você deseja consultar dados. Uma janela ao lado mostrará todas as informações disponíveis.

Como baixar?
Selecione o ícone “Download de Arquivos” no lado esquerdo da tela, escolha o tema “Atendimento ao Cidadão”, em sequência a camada “Atendimento ao Cidadão - SP 156” e, por fim, clique nos formatos de arquivo desejável para baixar o banco de dados completo disponível no Portal GeoSampa.

Portal GeoSampa
O Geosampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico e reúne dados georreferenciados sobre cerca de 300 temas (camadas) de interesse à cidade.

Por exemplo, é possível consultar informações sobre o zoneamento do município, a rede de transporte público, bibliotecas, escolas, parques, e muito mais! Todos esses dados são constantemente atualizados pelas secretarias responsáveis e também estão disponíveis para download.

Clique aqui para acessar o Portal GeoSampa