Primeira etapa da 4ª fase do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas é concluída

Foram feitos o alargamento de esquina da rua Décio com a Uvaias, implementação de infraestrutura verde – canteiros pluviais, rampas de acessibilidade, vagas verdes e plantio de árvores

A Subprefeitura Vila Mariana e o CADES Vila Mariana concluíram neste mês o primeiro trecho da quarta etapa do PPAC (Projeto Piloto de Arborização de Calçadas) no distrito da Saúde. Nesta fase, foram feitos o alargamento de esquina da rua Décio com a Uvaias, implementação de infraestrutura verde – canteiros pluviais, rampas de acessibilidade, vagas verdes e plantio de árvores. 

O PPAC começou a ser desenvolvido em junho de 2017 em uma parceria entre a Subprefeitura Vila Mariana, a SVMA (Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente) e o CADES (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) Vila Mariana. As duas primeiras etapas do PPAC foram executadas em 2017. A terceira fase foi realizada em 2018 e a quarta etapa, que teve início em 2019, foi dividida em quatro fases. Todo o processo está sendo documentado para que, no futuro, possa ser replicado em áreas das outras 31 subprefeituras da cidade de São Paulo.

A seleção do território para o desenvolvimento do projeto buscou identificar uma área com diversidade de situações e desafios para arborização e que tivesse uma movimentação significativa de pedestres.

O local escolhido foi um quadrilátero situado no distrito da Saúde, delimitado pelas ruas Paracatu, Mauro, Fagundes Dias e Avenida Jabaquara, no qual se inserem as ruas das Uvaias, Trentino Antônio Tardochi, Décio, Prof. José Cuce, Urânio e Dr. Isaías Salomão, e onde está situada a estação Saúde da linha azul do Metrô.

Tendo em vista o tamanho do desafio, o projeto envolveu comunidades, especialistas, parcerias e foi dividido em etapas de elaboração e execução.

O objetivo foi desenvolvido a partir de uma metodologia participativa (poder público e sociedade civil) para gerar melhorias no ambiente urbano, por meio de plantio nas calçadas, implantação de vagas verdes e infraestrutura verde (canteiros pluviais), além de adequação urbanística, acessibilidade, traffic calming (tráfego calmo), implantação de ações wayfinder (placas de localização) e de placemaking (urbanismo tático).

O desenvolvimento das etapas teve parcerias com o Fórum Agenda 2030, a Horta Comunitária da Saúde e com o Instituto Ecobairro Brasil. Na elaboração do projeto da 4ª etapa também participou a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e contou ainda com apoios do Sampapé e do Sesc Vila Mariana.

Este projeto, que pretende gerar benefícios sistêmicos com o uso otimizado de recursos públicos, está colaborando com a localização e a concretização em prol das metas da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS 3, 4, 6, 11, 13, 15, 16, 17.

É também uma etapa preparatória para a implementação do PMAU (Plano Municipal de Arborização Urbana), que terá início em janeiro/2021.

Para mais detalhes das primeiras etapas, clique aqui.

Veja um vídeo do projeto nas nossas redes sociais:

Facebook

Instagram