Pré-carnaval: confira o balanço do primeiro dia de festa na cidade

São Paulo foi percorrida por 125 blocos na região de 27 Subprefeituras no sábado (15). Público se divertiu com os blocos Sargento Pimenta, que prestou tributo aos Beatles, Bangalafumenga, Frevo Mulher, de Elba Ramalho, e Maluco Beleza, de Alceu Valença, entre outras atrações

 De Secretaria Especial de Comunicação

* Atualizado às 22h10, com informações do domingo (16), segundo dia da festa

Alegria e descontração fizeram parte do primeiro dia de pré-carnaval na cidade. As ruas de São Paulo foram percorridas no sábado (15) por milhares de pessoas, que se divertiram acompanhando 125 blocos. Na Faria Lima, região de Pinheiros, Zona Oeste, passaram atrações como Sargento Pimenta, que homenageou os Beatles, e o tradicional Bangalafumenga, com o cantor Criolo.

Na Avenida Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana, Zona Sul, a folia foi comandada por Elba Ramalho e Alceu Valença, respectivamente com os blocos Frevo Mulher e Maluco Beleza. Em Perdizes, na Zona Oeste, o Mamãe Eu Quero reuniu famílias inteiras, com idosos e crianças.

Os profissionais da Saúde atenderam 486 ocorrências nos postos médicos. A estrutura dispunha de 241 ambulâncias UTI e 16 postos. O Plano Médico deu resolução a 100% dos agravos de saúde relacionados ao Carnaval de Rua 2020.

Nas tendas de acolhimento, que foram disponibilizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em 17 pontos, foram realizados 1,5 mil atendimentos.

Os fiscais emitiram 24 notificações de multa com base no Decreto 57.983, que visa conscientizar a população a não urinar nas ruas e vias da capital. Também foram realizadas 484 apreensões de produtos irregulares.

A Prefeitura, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), atuou em torno de 27 Subprefeituras com a operação de 2.221 agentes de limpeza intercalados por turnos, incluindo varredores, fiscais, motoristas e coletores.

Ao todo, foram utilizados 303 veículos e 2.926 equipamentos como Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs), cestos aramados, papeleiras e contêineres.

Para lavagem das vias, foi utilizado cerca de 588 m³ de água reutilizada e 716 litros de desinfetante. A ação resultou num saldo de 80,5 toneladas de resíduos recolhidos.

Em números:

Quantidade de resíduos - 80,5 toneladas
Agentes de limpeza - 2.221
Veículos (frota) - 303
Água de reúso - 588m³
Quantidade de desinfetante - 716 litros
Equipamentos - 2.926

Dj Alok estreia na folia

O domingo (16) foi mais um dia de programação intensa no pré-carnaval paulistano. Os blocos chegaram a várias regiões da cidade e vários deles mantiveram a tradição de levar muita gente às ruas. Foi o caso do Acadêmicos do Baixo Augusta, no Centro, estrelado pela atriz Alessandra Negrini, que ocupou toda a Avenida da Consolação.

Na Zona Norte, o Bloco do Fervo foi antecedido por sua versão infantil, o Bloco do Fervinho, e nem a chuva atrapalhou a festa. Ao todo, 93 blocos desfilaram.

O DJ Alok tocou pela primeira vez no Carnaval de São Paulo. O bloco de música eletrônica reuniu artistas convidados em trio na Avenida Faria Lima, no bairro do Itaim Bibi.

"O Carnaval passa a ser mais democrático, acolhendo diversos tipos de gêneros musicais.", disse o artista. "Se você quer expandir o carnaval para novos horizontes, tem que acabar acolhendo diferentes tribos", afirmou.