Chuva em São Paulo: cerca de 4 mil agentes atuam na limpeza urbana da cidade

Medida se faz necessária em decorrência das chuvas que atingem a capital paulista desde a noite de domingo (09)

De Secretaria Especial de Comunicação

Cerca de 4 mil agentes das subprefeituras estão mobilizados nos trabalhos de limpeza em vias com pontos de alagamento em todas as regiões da capital desde a noite de ontem (10/02).

A Prefeitura de São Paulo está mobilizada desde as primeiras horas de segunda-feira (10/02) e a medida se faz necessária em decorrência das chuvas que atingem a capital paulista desde a noite de domingo (09) e durante os serviços as equipes realizam a retirada de entulhos e detritos, corte de mato, desobstrução de bueiros e bocas de lobo, e lavagem das vias com hidrojato.

Assistência Social

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), informa que oferece às famílias atingidas pelas chuvas acolhimento e insumos como cestas básicas, kits higiene, colchões e cobertores nos casos de emergências e que está à disposição da população atingida.

Até o final da manhã desta terça-feira, 179 famílias foram atendidas pelas equipes da Prefeitura. Mais informações pelo telefone 156.

Operação dos ônibus

A SPTrans está monitorando a operação dos ônibus com 580 técnicos trabalhando no acompanhamento operacional em toda cidade em viaturas, motocicletas, a pé e no Centro de Operações.

Saiba mais sobre a operação dos ônibus clicando aqui.

Educação

As aulas na Rede Municipal estão mantidas nesta terça-feira (11). Eventuais dificuldades pontuais serão informadas pelas Diretorias Regionais de Educação e pelas escolas diretamente às famílias dos estudantes.

Saiba mais clicando aqui.

Defesa Civil

Na segunda-feira (10/02), das 7h às 19h, a Defesa Civil do município realizou 219 atendimentos.

- Queda de árvore = 30

- Queda de galho = 9

- Risco Iminente de Queda da Árvore = 23

- Desabamento = 35

- Risco de desabamento = 31

- Deslizamento = 44

- Risco de deslizamento = 14

- Alagamentos = 10

- Inundação = 8

- Infiltração = 4

- Rachadura de Edificação = 06

- Erosão = 2

- Rompimento de Adutora = 01

- Rompimento de Galeria de Águas Pluviais = 1

- Obra de Arte (danificada) = 1

Dia mais chuvoso desde 1995

A cidade de São Paulo teve o dia mais chuvoso desde 1995. O volume registrado de chuvas na cidade foi de 90,3mm, entre a 0h até 19h de segunda-feira (10/02), que torna o início da semana como o dia mais chuvoso da série histórica do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, iniciada em 1995. Anteriormente, o dia mais chuvoso da série em São Paulo havia sido em 01/10/2001, com 87,1 mm.

O número registrado ontem (10/02) equivale a 41,7% da média esperada para o mês, que é de 216,7 mm. No mês, até ontem (10/02) às 19h já foram contabilizados 209,9 mm, ou seja, já choveu cerca de 96,7%.