Inscrições para eleições do Conselho Participativo encerram nesta terça-feira

Pela primeira vez na cidade, processo de inscrição é 100% on-line

De Secretaria Especial de Comunicação

Amanhã (5), encerram as inscrições para as eleições dos novos membros do Conselho Participativo Municipal – Biênio 2020 – 2021. Pela primeira vez na cidade de São Paulo, o processo de inscrição de candidatos ao Conselho Participativo Municipal é 100% on-line, promovendo uma participação mais efetiva, simples, rápida e democrática aos cidadãos interessados.

O cidadão pleiteante à eleição deverá fazer a sua inscrição acessando o portal de inscrição no endereço https://conselhoparticipativocandidatos2019.prefeitura.sp.gov.br.

A fase de inscrição dos candidatos teve início no último dia 22 de outubro de 2019 e se encerra em 5 de novembro de 2019.

Outra novidade é o voto aberto, propiciando que os eleitores possam votar em uma das 32 subprefeituras da Capital, bastando levar um documento oficial com foto e o número do seu título de eleitor.

O eleitor passa a ter o voto no distrito de sua preferencia, podendo escolher livremente o seu candidato, desde que realize a votação na subprefeitura de atuação do postulante, um avanço no exercício da cidadania do paulistano.

O Conselho Participativo Municipal, constituído pela Lei n° 15.764, de 27 de maio de 2013, é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pelo poder Público Municipal como espaço consultivo e de representação da sociedade, nas 32 subprefeituras da cidade.

Sua função é assegurar a participação da sociedade civil no planejamento e monitoramento das ações e dos gastos públicos nas regiões, como também sugerir ações e políticas públicas nos territórios, auxiliando nas implementações destas políticas públicas, no planejamento e acompanhamento da utilização dos recursos.

Também faz parte de suas atribuições a articulação com os diferentes segmentos da sociedade civil organizada, zelando pelos direitos e interesses públicos da população, em sua região, monitorando a execução orçamentária e a evolução dos indicadores de desempenho dos serviços públicos, em acordo com o Plano de Metas.

Os membros do Conselho Participativo Municipal são eleitos através de voto direto e secreto, no território correspondente às respectivas subprefeituras, em conformidade com a sua divisão distrital, por um período de 2 anos.

Como garantia da ampla participação dos cidadãos, as eleições acontecerão de forma descentralizada nas 32 subprefeituras através do sistema eletrônico de votação, por meio de um terminal de votação eletrônico, porém, somente poderá votar o eleitor cujo título estiver devidamente regularizado na Justiça Eleitoral e pertencente a um dos Cartórios Eleitorais do município de São Paulo na base de dados do TRE até o dia 31 de julho de 2019.

Para este Biênio (2020 – 2021) as mulheres terão sua participação assegurada conforme prevê a Lei 15.946/2013, regulamentada pelo decreto 56.021/2015, que determina a necessária presença de 50% de mulheres, no mínimo. Também está assegurada a participação dos imigrantes que ajudam a construir a nossa cidade, os quais serão escolhidos entre seus pares.

Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Especial de Relações Sociais disponibilizou o e-mail conselhoparticipativo@prefeitura.sp.gov.br.