Conheça os cinco candidatos eleitos para o Conselho Tutelar da Vila Mariana

Prazo para recursos do resultado será de cinco dias úteis (até 25/10) e a análise da Comissão será também de cinco dias úteis (até 01/11)

A eleição para o Conselho Tutelar foi realizada ontem em 304 pontos de São Paulo. Na Vila Mariana, os cinco conselheiros eleitos para o mandato de 2020 a 2024 foram Fabiana Cristina, Ana Paula, Acelino Popo, Fernando Prata e Ana.

A partir de agora, a Comissão Organizadora do pleito tem até o dia 18/10 para publicar o resultado do processo eleitoral. O prazo para recursos do resultado será de cinco dias úteis, até 25/10, e a análise da Comissão será também de cinco dias úteis, até 01/11. A publicação do resultado final do processo de escolha será até 05/11. A previsão é que ainda em novembro seja realizada uma formação inicial dos conselheiros tutelares eleitos e a posse dos mesmos será em 10/01/2020.

A votação foi facultativa a todos os eleitores com domicílio em São Paulo, que puderam escolher até cinco representantes para a sua região. Ao todo são 52 Conselhos Tutelares, espalhados por todo o município. Confira aqui as parciais da apuração. A eleição nos CTs de Pirituba, Lajeado e Pinheiros foram impugnadas pela Comissão Eleitoral, que deve deliberar uma nova data para o pleito nos próximos dias.

O que são os Conselhos Tutelares
Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, ou seja, uma vez criados, não podem ser extintos e subordinados a quaisquer outros órgãos estatais. Instituídos pela Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990, foram criados junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

São algumas das atribuições dos Conselhos Tutelares:

• Atender e aconselhar os pais ou responsável;
• Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;
• Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
• Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
• Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos;
• Representar ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.

CONSELHEIROS ELEITOS PARA O CT VILA MARIANA

NÚMERO
NOME VOTOS
6002 Fabiana Cristina 1.497
6000 Ana Paula 1.496
6004 Acelino Popo 1.473
6008 Fernando Prata 1.454
6006 Ana 1.392