Prefeitura realiza pesquisa inédita sobre o PLANPAVEL

Objetivo é definir uma política pública para o Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres, em elaboração por equipe intersecretarial

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo está elaborando o Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) com o objetivo de definir uma política de gestão e provisão de áreas verdes e de proteção do patrimônio ambiental do Município de São Paulo, conforme determina o Plano Diretor Estratégico. A pesquisa ouvirá frequentadores dos 107 parques municipais.

O grupo de trabalho intersecretarial responsável pela elaboração do PLANPAVEL é formado por representantes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB). A coordenação técnica entende que os parques municipais são um importante componente desse plano e, por isso, deseja conhecer a opinião dos frequentadores dos 107 parques da cidade de São Paulo.

Para isso, a pesquisa elaborada pela SVMA procura identificar o perfil dos frequentadores e saber sua avaliação sobre os parques municipais. Dados como a frequência de uso, formas de acesso, tempo consumido no percurso, atividades praticadas e conhecimento sobre os integrantes do Conselho Gestor são alguns dos dados apontados na pesquisa, que pode ser acessada até o dia 15 de outubro por meio de link para o formulário eletrônico.

O PLANPAVEL faz parte do Programa de Metas 2019-2020 e atende ao Objetivo Estratégico nº 30 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que propõe dar sustentabilidade ambiental à cidade. Ele também contribui para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução de outros itens dos ODS, em particular o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Esse ODS tem como meta proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes.

SERVIÇO
Pesquisa sobre o Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres - PLANPAVEL
Data: até 15 de outubro de 2019
Participação: por meio de formulário eletrônico do PLANPAVEL