Plano de Segurança Viário recebe contribuições na Vila Mariana

Audiência pública reuniu cerca de 40 pessoas ontem no auditório do Senai Anchieta. Além de colher sugestões da população, foram apresentados os índices relativos aos acidentes de trânsito na região

A audiência pública sobre o Plano de Segurança Viário reuniu cerca de 40 pessoas ontem (22) no auditório do Senai Anchieta, na Vila Mariana. Além de colher sugestões da população para o plano, foram apresentados os índices relativos aos acidentes de trânsito na região.

As ocorrências fatais entre os anos de 2015 e 2017 estão concentradas no entorno das estações de Metrô das linhas azul e verde e no entorno da Av. Ibirapuera. Neste período, foram registradas 48 mortes na região, a maioria (54%) por atropelamento.

“As contribuições recebidas hoje foram muito importantes. E eu me coloco à disposição dos moradores da nossa região para ser uma ponte entre as demandas apresentadas e as secretarias responsáveis pelo tema”, afirmou o subprefeito da Vila Mariana, Benê Mascarenhas, que agradeceu a presença de todos, mas ressaltou seu desapontamento pelo baixo índice de participação da sociedade na audiência, já que a região tem cerca de 344 mil habitantes. “Eu gostaria que as pessoas se envolvessem muito mais nas discussões sobre a cidade. Este é o momento de participar, opinar, sugerir”, disse.

A meta global da Prefeitura para os próximos 10 anos é reduzir o índice de mortes no trânsito para 3 a cada 100 mil habitantes e salvar 2.734 vidas - em 2017, o índice foi de 6,56 mortes a cada 100 mil habitantes. De 2015 a 2017, foram 2.472 ocorrências fatais no trânsito da cidade - a maioria por atropelamento.

O programa Vida Segura da Prefeitura é baseado no Visão Zero, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Criado na Suécia em 1997, esse conceito já é usado como referência para planos de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York, Cidade do México, Bogotá e, agora, São Paulo. A versão final do plano Vida Segura será concluída apenas após a consolidação das contribuições da população com as 32 audiências públicas em todas as subprefeituras.

A proposta do Plano de Segurança Viária prevê o conceito de proteção ao pedestre e ações de melhorias viárias, como sinalização e fiscalização. O objetivo é a redução de ocorrências fatais e com vítimas. O Vida Segura inclui ações já em desenvolvimento como os programas Pedestre Seguro, Marginal Segura, M’Boi Segura, Celso Garcia Segura, Ruas Completas, controle da velocidade dos ônibus em 50 km por hora, Sexta sem Carro e Áreas Calmas. 

Clique aqui e veja a apresentação feita na Subprefeitura Vila Mariana (arquivo em pdf com 3,2 mb)

Clique aqui e acesse mais informações sobre o Plano de Segurança Viário

Foto da apresentação do plano de segurança viário com o subprefeito benê mascarenhas no auditório do Senai

foto da platéia durante a apresentação do plano de segurança viário no auditório do senai