Capital tem Dia D de combate às arboviroses neste sábado (24)

Na região da Subprefeitura Vila Mariana, o posto volante estará no Portão 10 do Parque Ibirapuera, próximo à banca de jornal junto à marquise.

De Secretaria Especial de Comunicação

Neste sábado (24), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo realiza o Dia “D” de Intensificação das Ações de Prevenção das Arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela*), causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Ao todo, 24 mil profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Proteção Ambiental (APAs), Agentes de Controles de Endemias (ACEs), enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de médicos, estarão nas ruas para orientação, distribuição de material educativo, eliminação de criadouros, limpeza de pontos estratégicos, e nas unidades ou postos volantes para vacinação contra a febre amarela. Na região da Subprefeitura Vila Mariana, o posto volante estará no Portão 10 do Parque Ibirapuera, próximo à banca de jornal junto à marquise.

Todas as unidades básicas de saúde da capital estarão abertas, excepcionalmente neste sábado, para vacinação contra a febre amarela e realizando busca ativa casa a casa. As ações extramuros tiveram início no começo de novembro em locais de grande circulação de pessoas. A meta é imunizar 95% da população.

No dia 8 de novembro, a Prefeitura de São Paulo lançou o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, com providências técnicas e práticas intersecretariais para o combate e a prevenção da dengue, zika, chikungunya e febre amarela na cidade.

Desde 29 de outubro, a SMS está realizando a capacitação de 8,5 mil ACSs e 240 APAs, que deve ser concluída até o final do mês. Os trabalhos de controle vetorial abrangem não apenas a área técnica, mas a garantia de insumos, maquinários e veículos em pleno funcionamento, além de equipes capacitadas para a realização de ações de bloqueio e medidas de contingenciamento.

As unidades de saúde estarão abertas das 7h às 17h e o munícipe pode encontrar o posto mais próximo de sua residência neste link. A lista com os postos volantes e horários de funcionamento pode ser acessada aqui (pdf 700 kb).

e fundo laranja e vermelho, a imagem traz os seguintes dizeres: amanhã tem dia d de combate às arboviroses, abaixo o logo da secretaria de saúde e do sus