100 voluntários participam da terceira etapa do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas

Foram plantadas 17 mudas de diversas espécies nativas na Rua Mauro, no bairro da Saúde. Projeto é executado pelo Cades Vila Mariana, Prefeitura Regional Vila Mariana e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Cerca de 100 voluntários participaram da terceira etapa do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas (PPAC) no último domingo (16) na Rua Mauro, no bairro da Saúde. Foram plantadas 17 mudas de diversas espécies nativas, como a Gabiroba, Ipê-amarelo-do-brejo, Dedaleiro, Araçá, Guarantã, Grumixama e Cereja-do-rio-grande. O projeto, desenvolvido pelo Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz das Prefeituras Regionais (CADES Vila Mariana), Prefeitura Regional Vila Mariana e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), está sendo executado em um quadrilátero a partir de uma metodologia participativa, envolvendo os moradores e comerciantes locais. "Essas ações são muito importantes, principalmente porque têm a participação e envolvimento efetivo dos moradores locais. O CADES Vila Mariana tem contribuído de forma grandiosa na disseminação de informações relevantes sobre o meio ambiente e na execução de plantios como esse, que ajudam não só o bairro, mas o planeta", afirmou o subprefeito Benê Mascarenhas, que também é presidente do CADES Vila Mariana.

Já foram realizadas duas etapas do projeto com plantio na Rua das Uvaias, na Saúde, em setembro e dezembro de 2017. A terceira etapa começou no dia 30 de julho de 2018 com um treinamento teórico-prático sobre a Chave Arborizar, do Manual Técnico de Arborização Urbana, realizado pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave), da SVMA, para moradores e voluntários. Neste dia foram identificados 80 novos locais para plantio de 39 espécies selecionadas nas ruas Paracatu, Mauro, Trentino Antonio Tardochi, Fagundes Dias, Jabaquara, Isaías, Urânio, Prof. José Cuce, Décio, Uvaias. Todo o processo está sendo documentado para que, no futuro, possa ser replicado em outras áreas da cidade de São Paulo.

Essa ação faz parte do Projeto Municipalidades em Transição (MiT), que tem como objetivo desenvolver e testar uma forma estruturada para que governo local e sociedade civil criem mudanças sustentáveis em conjunto, de forma sinérgica, compartilhando novas metodologias e respondendo aos grandes desafios da atualidade. O Programa Ecobairro, junto com a Prefeitura Regional Vila Mariana, foi uma das seis iniciativas selecionadas para o MiT.

Clique aqui e veja fotos do plantio