Rua Mauro recebe terceira etapa do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas

Projeto é desenvolvido pelo CADES Vila Mariana, Prefeitura Regional Vila Mariana e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

No próximo domingo (16), a Rua Mauro, no bairro da Saúde, vai receber a terceira etapa do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas (PPAC), desenvolvido pelo CADES Vila Mariana (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz das Prefeituras Regionais), Prefeitura Regional Vila Mariana e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O projeto está sendo executado pela SVMA e CADES Vila Mariana em um quadrilátero, a partir de uma metodologia participativa que envolve os moradores e comerciantes locais.

Já foram realizadas duas etapas do projeto com plantio na Rua das Uvaias, na Saúde, em setembro e dezembro de 2017. A terceira etapa começou no dia 30 de julho de 2018 com um treinamento teórico-prático sobre a Chave Arborizar, do Manual Técnico de Arborização Urbana, realizado pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave), da SVMA, para moradores e voluntários. Neste dia foram selecionadas 39 espécies que serão plantadas nas ruas. Todo o processo está sendo documentado para que, no futuro, possa ser replicado em outras áreas da cidade de São Paulo.

Essa ação faz parte do MiT (Projeto Municipalidades em Transição), que tem como objetivo desenvolver e testar uma forma estruturada para que governo local e sociedade civil criem mudanças sustentáveis em conjunto, de forma sinérgica, compartilhando novas metodologias e respondendo aos grandes desafios da atualidade. O Programa Ecobairro, junto com a Prefeitura Regional Vila Mariana, foi uma das seis iniciativas selecionadas para o MiT. Leve sua caneca ou garrafinha e algo para o lanche coletivo. O evento é Resíduo Zero.

Programação:
- Aula prática - aprender a plantar e cuidar adequadamente de árvores nativas
- Plantio de forrações nativas
- Pintura de plaquinhas informativas
- Exposição das fichas técnicas das espécies arbóreas nativas que serão plantadas
- Exposição de projetos de alargamento de calçada e vaga verde

SERVIÇO

Terceira etapa do PPAC (Projeto Piloto de Arborização de Calçadas)
Local: Rua Mauro, 400, Saúde, São Paulo
Dia: 16/09/18
Horário: 9h30 às 12h30

Link para Manual Técnico de Arborização urbana: clique aqui