Vila Mariana completa 123 anos nesta segunda-feira (3)

Distrito foi reconhecido por meio da Lei 370, promulgada pelo governador Bernardino de Campos, em 3 de setembro de 1895

O distrito da Vila Mariana comemora, oficialmente, 123 anos nesta segunda-feira. A história do bairro, no entanto, é mais antiga. Ela começa nos idos de 1782, quando o governador Francisco da Cunha Menezes concedeu uma sesmaria a Lázaro Rodrigues Piques, situada entre o Ribeirão Ipiranga e a Estrada do Cursino, abrangendo a futura região.

Entre 1883 e 1886 foi construída, pela Cia Carris de Ferro, do engenheiro Alberto Kuhlman, a estrada de ferro até Santo Amaro, partindo da Liberdade. Essa linha, inaugurada em 1886, foi colocada sobre o antigo Caminho do Carro para Santo Amaro, no trecho então conhecido como Estrada do Fagundes e, com isso, ocorreu o fracionamento das chácaras existentes na época. Em 1887 começou a funcionar no bairro o Matadouro Municipal, ajudando no povoamento de toda a região. No local, atualmente, funciona a Cinemateca Brasileira. E, finalmente, em 3 de setembro de 1895 o distrito foi reconhecido por meio da Lei 370, promulgada pelo governador Bernardino de Campos.

A origem do nome do bairro tem duas versões: a primeira, seria a junção de Maria e Anna, feita pelo coronel da guarda nacional Carlos Eduardo de Paula Petit. Já a segunda afirma que Kuhlman, engenheiro responsável pela construção de uma estrada de ferro no local dera o nome de sua esposa, Mariana Mato Grosso.