Projeto-Piloto de Arborização de Calçadas é implantado na Saúde

Iniciativa do Cades/Agenda 2030 Vila Mariana, PRVM e SVMA envolveu diretamente os moradores e comerciantes locais, que aprovaram a iniciativa

O PPAC (Projeto-Piloto de Arborização de Calçadas) na Vila Mariana começou a ser executado no último sábado (30) na Rua das Uvaias, na Saúde, com o plantio de seis das 11 árvores previstas nesta primeira etapa. O projeto, realizado pelo CADES (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) e Agenda 2030 Vila Mariana, Prefeitura Regional Vila Mariana e SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) envolveu diretamente os moradores e comerciantes locais, que aprovaram a iniciativa. Mais de 100 pessoas participaram do evento. O sucesso da implementação de um programa de arborização é diretamente proporcional ao comprometimento e à participação da população local. Clique aqui e veja fotos.

Todo o processo está sendo documentado pelo CADES Regional Vila Mariana para que, no futuro, possa ser replicado em outras áreas da cidade de São Paulo.

Nesta primeira etapa, a ação teve apoio e parceria da Silver Caçambas, Horta Comunitária da Saúde, Programa Permanente Ecobairro, Muda Leopoldina, Instituto Sorriso Sustentável, Programa de Compostagem da Prefeitura Regional da Lapa, PAVS Vila Mariana e Paisagem Consultoria Ambiental.

Essa ação contribui com a concretização dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), principalmente com ODS 15 - Proteção da Vida sobre a Terra - e ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, entre outros objetivos complementares.

Para serem saudáveis, as árvores da cidade têm que conviver bem com calçadas, pedestres, asfalto, tubulações, alicerces, paredes, ônibus, caminhões, sinalizações de trânsito, fios elétricos e telefônicos. Por isso, seu plantio deve ser planejado. Além disso, vegetação urbana desempenha funções muito importantes nas cidades. Especialmente as árvores, por suas características naturais, proporcionam vantagens ao homem que vive na cidade, sob vários aspectos:

  • Bem estar psicológico ao homem;
  • Melhor efeito estético;
  • Sombra para os pedestres e veículos;
  • Protegem e direcionam o vento;
  • Amortecem o som, amenizando a poluição sonora;
  • Reduzem o impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial auxiliam na diminuição da temperatura, pois absorvem os raios solares e refrescam o ambiente pela grande quantidade de água transpirada pelas folhas;
  • Melhoram a qualidade do ar;
  • Preservam a fauna silvestre;
  • Melhoram o solo por meio das raízes e folhas;
  • Dá conforto para as moradias;
  • Criam lugares agradáveis para encontros, descanso e brincadeiras.

Informações sobre o Projeto-Piloto de Arborização de Calçadas: https://drive.google.com/file/d/0B6GFR2bfdAXHYnk2TFE0eVZkcnM/view?usp=sharing

Informações sobre o Cades e Agenda 2030 Vila Mariana:
https://goo.gl/hKurKC