PREFEITURA DE SÃO PAULO

Governo local toma iniciativa para recuperar usuários de drogas que ficam no Viaduto Jabaquara

Os órgãos públicos de atuação local se mobilizaram e iniciaram o atendimento integrado das necessidades dessa população

16/06/2014 11h36

Uma das metas da Prefeitura de São Paulo é a descentralização da administração para que as Subprefeituras ganhem mais autonomia no território, nesse sentido a da Vila Mariana estimulou o funcionamento do Governo Local e promoveu a articulação da Supervisão de Saúde, Assistência Social e Guarda Civil Metropolitana para construir um programa que recupere e reinsira socialmente os dependentes de drogas. O foco inicial são os usuários que adotaram os baixos do Viaduto Jabaquara/Complexo Bandeirante como ponto de tráfico e consumo de substâncias químicas proibidas.

Sensíveis a essa grave realidade, as instâncias locais dos órgãos públicos se mobilizaram e iniciaram o atendimento integrado das necessidades dessa população. O primeiro passo foi o de realizar regionalmente várias reuniões para compartilhar as experiências acumuladas em cada uma das secretarias. De todos os ângulos o assunto era extremamente complexo.

Além da falta de recursos para investir em mais equipamento e pessoal técnico especializado, ficou evidente que cada secretaria atuava sob ponto de vista estrito da sua especialidade de atendimento, sendo assim produzia um resultado que até cumpria metas individuais, mas era fragmentado e pontual. A sensação do grupo é que a produtividade pode ser maior e a operação menos desgastante.

Doações de roupas e alimentos

As ações de cada uma das Secretarias obtinham sucesso em suas áreas, mas não demorava muito para que os usuários voltassem ao mesmo local. O processo tinha que recomeçar pouco tempo depois. O diagnóstico formado para essa questão durante a intensa troca de experiências é o de que essa população fragilizada não só na saúde, como também social e economicamente, se beneficia dos bens doados diretamente pela população para conseguir recursos e comprar drogas. Contribuindo para a manutenção do problema.

Diante dessa situação, é fundamental orientar a sociedade local para que faça doações aos institutos credenciados pela Prefeitura ou para organizações que não somente distribuam alimentos e roupas, mas abriguem e providenciem tratamento aos usuários de drogas.

Ação integrada das equipes

A formulação de política pública de caráter intersecretarial local é essencial para a obtenção de um resultado mais consistente. Nesse sentido foram formadas equipes, coordenadas pela Supervisão Técnica da Saúde Vila Mariana/Jabaquara, constituídas de profissionais da saúde (UBS, CAPS AD, UAA, Ambulatório de Especialidades, SAE e SUVIS) e da assistência social, isto é, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, psicólogos, redutores de danos, técnicos de enfermagem e assistentes sociais (CREAS, SEAS). O apoio da GCM – Guarda Civil Metropolitana para garantir a segurança, e da Subprefeitura Vila Mariana, não somente na articulação, mas prestando serviço no recolhimento de todo resíduo sólido e limpeza do local, é fundamental.

O tratamento não é compulsório, portanto a abordagem no campo tem várias etapas para serem cumpridas. É essencial estabelecer vínculo com o usuário, é o começo da sensibilização para aumentar as chances da aceitação do tratamento. O encaminhamento para as unidades de saúde, já preparadas para esse atendimento, depende da avaliação geral feita nessa fase, para depois, de acordo com a aceitação, propor encaminhamentos para começar o tratamento. Esse grupo faz visitas de campo três vezes por semana (nas 3ªs, 4ªs e 6ªs feiras).

A complexidade dessa ação é que cada usuário tem características diferentes sociais, físicas e mentais que personalizam e individualizam a abordagem e o tratamento em alguma fase, senão em todas.

Os grupos de abordagem reúnem-se mensalmente para compartilhar vivências, integrar as ações entre as equipes de abordagem e as unidades de saúde que recebem os dependentes, para discutir e organizar as ações e elaborar projetos terapêuticos singulares.

Resultados iniciais

Apresentar à sociedade civil, às entidades sociais, aos conselhos e à imprensa o Projeto Complexo Bandeirantes é muito importante, porque faz parte da transparência e da prestação de contas dos serviços públicos, como também para contar com o apoio, em todos os sentidos, da população local.
O Projeto Complexo Bandeirantes começou no dia 11 de março e até o final do mês de março foram realizadas 71 abordagens, 35 usuários e 9 encaminhamentos.
No mês de abril foram feitas 75 abordagens, 31 usuários e 19 encaminhamentos (para UBS, Hospital, CREAS, CAPS, Centro de Acolhida e Unidade de Acolhimento do CAPS AD).
No mês de maio foram 82 abordagens, 38 usuários e 16 encaminhamentos (para UBS, Hospital, CAPS, Centro de Acolhida e Unidade de Acolhimento do CAPS AD).

No quadro abaixo detalhamento das abordagens à população em situação de rua nos últimos 3 meses.

Quadro de abordagem do Projeto Complexo Bandeirantes
Período Abordagem 
 
 Usuários Encaminhamento Encaminhamento Específico
 
    UBS HO  CREAS CAPS C.A U. A.
 
 Março 71 35 9            
Abril  75  31 19 6 4 2 3 2 2
Maio 82 38 16 1 1 - 6 6 2

Segue a listagem das Organizações sociais que possuem trabalho com população de rua na nossa região.
 

1. OBRA SOCIAL SÃO JUDAS TADEU, vinculada à Paróquia/Santuário São Judas Tadeu.
ENDEREÇO: Av. Piassanguaba, 306
FONE: (11) 50786544
e-mail: obrasocial@saojudas.org.br
Contato: Maria Luiza de Carvalho Rocha
Diretora da Obra Social São Judas Tadeu
Paróquia/Santuário São Judas Tadeu
ENDEREÇO: Av. Jabaquara, 2682 - Jabaquara São Paulo - SP
FONE; (11) 3504-5700 Fax: (11) 3504-5702
www.saojudas.org.br
 

2. ABECAL – ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE CAMINHO DA LUZ - Possui Centro de Acolhida na região do Jabaquara
ENDEREÇO: Rua das Jóias, 187 –Vila do Encontro – Jabaquara
FONE: 5588 3469
www.abecal.org.br
 

3. ABCP - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA BENEFICENTE DO POVO
ENDEREÇO: Rua Afonso Celso, 1185 – Vila Mariana
FONE: 5679 7813
WWW.abcpovo.org.br
 

4. IHDI – INST. HUMANIZAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL – ESTAÇÃO BEM ESTAR – Possui Centro de Acolhida na área do Ipiranga
ENDEREÇO: Rua Lord Cockane, 505 – Ipiranga
FONE: 2062 1352
www.ihdiorg.br

Siglas

UBS – UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
CAPS AD – CENTRO ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – ALCOOL E OUTRAS DROGAS
UAA – UNIDADE DE ACOLHIMENTO DE ADULTOS
CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SEAS – SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ABORDAGEM SOCIAL
SAS – SUPERVISÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUVIS – SUPERVISÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
SAE – SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM DST/AIDS
HO – Hospital
C.A. – Centro de Acolhida
U.A. – Unidade de Acolhimento