PREFEITURA DE SÃO PAULO

Mais de 100 árvores nativas foram plantadas em São Paulo no dia do Plantio Global

Ação conjunta das Subprefeituras e CADES Sé e Vila Mariana contribui com o meio-ambiente de maneira simbólica e objetiva.

21/03/2022 18h45

 Na manhã do dia 20 de março, cerca de uma centena de pessoas se reuniram na Praça Cívica Ulysses Guimarães, no centro de São Paulo, para plantar mais de 100 mudas de árvores nativas. A ação organizada pelos CADES (Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) Vila Mariana e Sé com o apoio das respectivas Subprefeituras e da Secretaria do Verde e meio ambiente tinha a intenção de se juntar pela quarta vez a um movimento de plantios ao redor do globo feitos no mesmo dia, o Plantio Global.

O dia começou com o discurso de boas vindas do membro do CADES Vila Mariana que estava à frente da organização, Sérgio Shigeeda. Ele agradeceu aos presentes e destacou a importância simbólica e prática do projeto. “Esse evento também é para o fortalecimento dos CADES. [...] E a Vila Mariana sempre tenta entrar em contato com outros cades.”, completou, “É um plantio de árvores e de pessoas”. Então os Subprefeitos da Vila Mariana e Sé, respectivamente Luís Felipe Miyabara e Coronel Marcelo Vieira Salles, falaram breves palavras sobre a ação, seguidos de demais representantes de organizações e do poder público.

O grupo seguiu para o gramado a fim de acompanhar o plantio da primeira muda, uma pitangueira foi plantada por todos os que discursaram. Enquanto isso, Shigeeda explicava para a audiência todo o processo. Todos se separaram em pequenos grupos e faltando 20 minutos para meio dia as mudas estavam plantadas. O processo foi rápido graças a uma gentileza da Subprefeitura Sé, que cavou as covas e deixou uma muda do lado de cada com antecedência. A Subprefeitura Vila Mariana ofereceu o hidrogel, material importante para ajudar as árvores novas nos períodos de estiagem, e serrapilheira, que além de adubar protege as raízes recém plantadas de altas temperaturas.

No local também haviam barracas de outros projetos ligados à sustentabilidade, dispostos a explicar a todos sobre seus objetivos. Entre as espécies plantadas estavam cedro, guapuruvu e jerivás, todas nativas. Além de auxiliarem na recuperação do solo, trarão sombra, auxiliarão na manutenção de temperaturas amenas e todos os demais benefícios oferecidos pelas árvores.

Quais cidades participaram?

No estado de São Paulo não foi apenas a capital que participou. Osasco , Carapicuíba, Garça, Marília, Itatiba, Itapecerica, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Pirassununga e Cotia juntaram esforços para fazer a sua parte.