Cães são resgatados de maus tratos em praça na Vila Mariana

A ação que uniu diversos agentes do poder público e de munícipes acolheu 15 animais que viviam acorrentados e em más condições.

Na manhã de terça-feira do dia 15 de fevereiro, 15 cachorros foram resgatados de uma situação de maus tratos a partir de uma ação conjunta entre moradores da Vila Mariana, a ONG Cão Sem Dono, Subprefeitura de Vila Mariana, Supervisão de Saúde da Vila Mariana, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Polícia Militar, Polícia Cívil. Os animais foram levados pela ONG e poderão ser adotados.

Os cães moraram cerca de três anos na Praça Mokiti Okada, próxima à Av. Sena Madureira, sob os cuidados de um casal em situação de rua. A munícipe Priscila Tapia, percebeu que os animais estavam sofrendo maus tratos, ficando sempre presos em cordas curtas, sem local para se abrigar de chuva ou sol intenso. A partir disso ela criou uma petição online e agenciou parceiros para enviar uma denúncia ao Ministério Público justamente com um laudo de uma médica veterinária.

Por volta das 10 horas da manhã, as Polícias compareceram no local juntamente com a ONG Cão Sem Dono para recolher os animais. Depois, a Subprefeitura ficou livre para realizar a limpeza do local, acompanhada pela mulher que morava no local. O lixo foi separado de seus pertences, os quais foram guardados em sacolas lacradas para retirada no depósito do órgão. Os agentes conversaram com ela o tempo todo perguntando o que poderia ser guardado e o que ela autorizava a jogar fora.

Em seguida, ela e o marido foram conduzidos ao 36° Distrito Policial da Vila Mariana para prestarem depoimento. A equipe da Subprefeitura permaneceu no local fazendo a limpeza e repintando as guias. Após receberem os cuidados necessários, os cães serão colocados para adoção.