Subprefeitura Vila Mariana realiza podas para prevenir queda de árvores

Diversos mutirões foram realizados em diferentes locais pensando nas chuvas de verão. Segunda-feira (25) foi a vez da Avenida 23 de Maio.

Com a aproximação da época chuvosa, a Subprefeitura Vila Mariana está mobilizando suas equipes de manutenção e zeladoria para realizar tarefas que reduzam o impacto das chuvas. Na última segunda-feira, dia 25, as equipes de poda se concentraram na Avenida 23 de Maio para efetuar podas preventivas. Elas têm a intenção de deixar a copa das árvores mais leves e equilibradas, evitando quedas.

A ação em questão mobilizou 04 equipes, podou 14 árvores e removeu 10. “Espécies como a Tipuana, têm maior chance de queda e são muito comuns na região da nossa Subprefeitura, inclusive na 23 de Maio", declara a Supervisora de Limpeza Pública Lisley Araujo, “O alto tráfego na avenida também foi considerado como um fator determinante para realização da ação”. Ela também informou que ações semelhantes foram realizadas em Moema, Saúde, Planalto Paulista e Paraíso, “cobrimos praticamente a região inteira!”.

Esses mutirões também funcionam como uma grande vistoria, a equipe examina os espécimes do local a fim de averiguar se eles estão saudáveis e bem fixos no chão e, se necessário, realizar a remoção quando há risco iminente de queda. A presença de parasitas, como cupins, de doenças, buracos, a idade e a espécie da árvore são alguns dos fatores que podem aumentar o risco de queda e são levados em consideração para a remoção.

Mesmo com todo o cuidado, quedas ainda podem acontecer. Caso o munícipe encontre uma árvore com risco aparente de queda, a avaliação pode ser solicitada via 156. Em situações de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo mesmo canal.