Prefeitura Regional Vila Mariana se junta em esforços para ajudar pessoas em situação de rua no frio

O órgão visita pontos estratégicos mapeados pela equipe de zeladoria, chama as pessoas para abrigos e distribui cobertores.

 

De quarta-feira (28 de julho) até sexta-feira (30 de julho), funcionários da Subprefeitura Vila Mariana e o Subprefeito, Luis Felipe Miyabara, saem pelas ruas da região para chamar pessoas em situação de rua para abrigos e, caso não queiram, entregar cobertores. A ação faz parte de um plano emergencial que intensifica a operação Baixas Temperaturas, comandada pela Prefeitura de São Paulo.

Por conta da massa de ar glacial, mais de 800 vagas de abrigo foram abertas, iniciou-se a distribuição de sopa, também em pontos estratégicos, e todas as 32 prefeituras foram escaladas para a abordagem e distribuição de mantas. Na primeira noite foram seis pontos visitados, entre eles o Largo Ana Rosa, o Obelisco do Ibirapuera e a Praça Oswaldo Cruz. Uma das pessoas que estavam na última praça aceitou ir para um abrigo. A equipe acionou a assistência social imediatamente, ele foi recolhido e abrigado.

Na quinta-feira, nossa ação contou com a visita do Secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, o qual ajudou na distribuição de cobertores em um dos pontos. Apesar de mais fria, essa noite terminou com motivos para aquecer o coração. Além dos cobertores terem sobrado, uma das pessoas abordadas, um homem de 38 anos, aceitou ir para um abrigo e procurar ajuda para sair da rua após uma longa conversa com os servidores e, principalmente, com a secretária Marília Ferreira. Ele pode tomar um banho quente, usar um banheiro e principalmente dormir em uma cama em local protegido.

Hoje, sexta-feira, a Subprefeitura fará mais uma ação. O roteiro a ser percorrido pela van com 170 cobertores inclui locais como os viadutos Tesourinha, João Julião e Arapua, Complexo Jabaquara e Rua Coronel Lisboa. Caso encontre alguém passando frio na rua não hesite em ligar 156 e pedir apoio. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas. Durante a ligação forneça informações como o local onde a pessoa está, as condições em que se encontra e a aparência. Uma equipe de assistentes sociais será enviada.