Projeto internacional aplicado na Vila Mariana inicia segunda fase

Grupo de Implementação Local composto por atores comprometidos com a sustentabilidade no território dará continuidade ao Municipalidades em Transição no território

A Vila Mariana iniciou, hoje, com a formação do Grupo de Implementação Local, a segunda fase do Municipalidades em Transição (Municipalities in Transition - MiT), projeto internacional desenvolvido pelo Transition Network que tem como objetivo desenvolver e testar uma forma estruturada para que governo local e sociedade civil criem mudanças sustentáveis em conjunto, de forma sinérgica, compartilhando novas metodologias e respondendo aos grandes desafios da atualidade. 

O Instituto Ecobairro Brasil, junto com a Subprefeitura Vila Mariana, o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) Vila Mariana e o Fórum da Agenda 2030 Vila Mariana, foi uma das seis iniciativas selecionadas para o edital do MiT em 2018 entre 71 projetos inscritos do mundo todo. As outras iniciativas escolhidas situam-se em Valssamoggia e Santorso, na Itália; Wekerle, na Hungria; Telheiras, em Portugal; e La Garrotxa Territori, na Espanha.

A primeira fase do projeto, que durou dois anos, comprovou a efetiva colaboração decorrente da experimentação do grupo e o sucesso das ações conduzidas localmente e, com isso, a iniciativa em Vila Mariana foi convidada a dar continuidade à segunda fase, com a formação de um Grupo de Implementação Local composto por uma diversidade de atores comprometidos com a sustentabilidade no território.

Aos participantes do Grupo de Implementação Local será oferecido um treinamento, baseado em princípios de governança compartilhada, como requisito preparatório para o trabalho conjunto. Engajamento no processo, comprometimento, disposição, abertura e espírito colaborativo são os ingredientes-chave para essa segunda fase. 

Este projeto fomenta um processo global de conexão, interação e busca por soluções em conjunto entre governo local e sociedade civil gerando aprimoramentos, novos conhecimentos e interações.

Para saber mais:

Contato: mitecobairro@gmail.com

MiT Ecobairro: http://municipalitiesintransition.org/harvesting/ecobairro-sao-paulo/
Lara Freitas - Programa Permanente Ecobairro, atual Instituto Ecobairro Brasil
Maria Helena Sozzi de Godoy – Subprefeitura Vila Mariana
Magda Beretta – CADES – Vila Mariana
Isabela Maria Gomez de Menezes - Hub Brasileiro do Transition Towns

Grupo de apoio: Elisa Ramalho Rocha, Luciane Y. Muruzaki, Victor Leon Ades e Sergio Shigeeda