Prefeitura de São Paulo testa aplicação de novo piso tátil direcional

Piso feito com tinta Termoplast é bem recebido pelos cegos que participaram dos testes realizados na Vila Clementino

 De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realiza testes para aplicação de novo piso tátil direcional, que se aprovado, será aplicado em todo plano de calçadas. Os testes começaram no bairro da Vila Clementino, onde há maior fluxo de pedestres com deficiência visual.

Em busca de novas tecnologias de sinalização visual e tátil que evitem gastos e a desestruturação do concreto das calçadas, uma empresa apresentou uma nova técnica feita com tinta Termoplast. Essa aplicação permite uma instalação mais rápida, limpa, com melhor aderência, além de preservar a calçada.

O piso tátil direcional apresenta como relevo faixas paralelas. Ele indica o caminho que o cego deve fazer para chegar aos locais.

“Com essa nova tecnologia imaginamos uma economia de até 60% com relação às outras opções, além da rapidez na colocação e maior durabilidade”, afirmou Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Os testes foram feitos na Rua Pedro de Toledo, entre a Av. Rubem Berta e Rua José de Magalhães, ao lado da Subprefeitura da Vila Mariana e perto de instituições que atendem pessoas com deficiência visual, como Adeva, Adeveb e Fundação Dorina Nowill, que estiveram presentes no local para avaliar o novo piso.

Foram colocados 60 metros de piso direcional em apenas cinco minutos, com máquina própria para instalação. Além da colocação e secagem serem rápidas, não há ruído como é feito com o piso convencional.

Cegos que participaram dos testes afirmaram que a superfície por ser áspera não é escorregadia, e por ser plana, não causa incômodo para quem anda sobre o piso.

São fases de testes que vão mostrar o quanto a nova tecnologia é viável. Já para o piso tátil de alerta ainda não foi realizado testes, mas assim como o direcional já estão estudando novas possibilidades.