PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura inicia obras para 13,2 quilômetros de novas conexões cicloviárias

Atualmente, sete conexões estão em fase de implantação. A Zona Leste terá, nesta etapa, a maior extensão em obras, com 5,2 quilômetros; seguida pela Zona Norte, com 4,6 quilômetros de novas vias

03/02/2020 16h17

 De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que as obras de conexão das ciclofaixas São Miguel, Engenheiro Caetano Álvares, Freire Cisneiro, Iapó, José Bernardo Pinto e das ciclovias da Domingos de Morais e Henrique Schaumann estão em fase de implantação. As novas estruturas farão a conexão de diversas ciclovias e ciclofaixas já existentes, representando uma expansão de 13,2 quilômetros da malha cicloviária da cidade.

A ciclofaixa da Avendia São Miguel, na Zona Leste, terá 5,2 quilômetros de extensão, entre o trecho já existente de ciclofaixa da Avenida Dom Elder Câmara até a Avenida São Miguel, esquina com a Rua Antônio de Castro Lopes. Esta ciclofaixa também se conectará à estrutura ciocloviária da Estrada de Mogi das Cruzes.

Na Zona Norte a ciclofaixa Engenheiro Caetano Álvares/Samaritá, ampliará em 1 quilômetro a malha cicloviária, da Avenida Eng Caetano Alvares até a Avenida Ordem e Progresso. A estrutura da Freire Cisneiro, com 1,1 quilômetro de extensão, segue da ciclovia da Avenida Comendador Martinelli, pela Dr. Freire Cisneiro, Espigão D’Oeste, Francisco Rodrigues Nunes até a Rua Maestro Gabriel Migliori. Quando pronta, a estrutura fará a ligação da estrutura existente na Inajar de Souza até a Maestro Gabriel Migliori.

Ainda na região Norte, a obra de conexão na rua José Bernardo Pinto, seguirá por 0,7 quilômetros até acessar a estrutura existente na Avenida Otto Baumgart. A malha também receberá obra de implantação da ciclofaixa Iapó, com 1,7 quilômetro, que fará a conexão entre a Avenida Braz Leme e a Samaritá.

Polos Geradores

Duas conexões de estruturas cicloviárias serão implantadas como parte de medidas previstas em Certidões de Diretrizes para regularização de Polos Geradores: Domingos de Morais e Henrique Schaumann. A ciclovia na Avenida Henrique Schaumann, fará a ligação entre a ciclovia localizada na Avenida Paulo VI, em Pinheiros, até a Rua Guadelupe, na região do Jardim América. Também será possível acessar o Hospital das Clínicas pela Artur de Azevedo. A estrutura seguirá pelo canteiro central da Henrique Schaumann e Avenida Brasil, com extensão total de 1,5 quilômetro.

Já a estrutura na Rua Domingos de Morais terá 2 quilômetros de extensão e vai conectar a ciclofaixa existente na altura do Metrô Vila Mariana até a Alameda das Boninas. Serão implantadas as adequações geométricas necessárias e suas respectivas sinalizações. Quando concluída, conectará a região da Vila Mariana à região do Jabaquara.

Plano Cicloviário

O novo Plano Cicloviário da cidade de São Paulo prevê 173 quilômetros de novas conexões (integração da malha) e 310 quilômetros de reformas e melhorias em estruturas já existentes, sendo que 41 já foram entregues e outros 92 estão em obras. O projeto também prevê 12 quilômetros de remanejamentos, considerando as particularidades do viário, a segurança dos usuários e a fluidez no trânsito. Nenhum quilômetro será retirado.

O investimento no Plano Cicloviário é de R$ 325 milhões, acompanhado de um projeto de recapeamento orçado em R$ 250 milhões. No total, a cidade passará dos atuais 503 quilômetros para 676 quilômetros de vias para ciclistas em 2020.

Movimento pela Vida Segura no Trânsito

A Prefeitura de São Paulo está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, com o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 849 vítimas fatais no trânsito.

A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), tem como mensagem principal o slogan “Hoje Não. Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura.

Conheça todas as fases e ações do Movimento no site http://prefeitura.sp.gov.br/vidasegura