Praça Kenichi Nakagawa ganha composteira comunitária

Inauguração será no próximo domingo (19), às 10h30; munícipes podem contribuir com restos de alimentos vegetais crus

A Praça Kenichi Nakagawa, localizada na Rua Sena Madureira, vai ganhar uma composteira comunitária no próximo domingo (19). A iniciativa é do CADES Regional Vila Mariana, Fórum Agenda 2030 Vila Mariana e Instituto Ecobairro Brasil, com apoio da da Subprefeitura Vila Mariana e da Associação de Moradores da Vila Mariana (AVM).

Conhecida como o processo de reciclagem de resíduo orgânico, a técnica transforma a matéria orgânica, geralmente disposta junto com os rejeitos, em composto que pode ser usado para adubar plantas em cultivos urbanos, em jardins e hortas, substituindo o uso de produtos químicos.

Os munícipes poderão colaborar separando seus resíduos compostáveis durante a semana e levando apenas nas datas de manejo em grupo, que acontecerá todos domingos pela manhã (11h). O que pode ser levado: grãos secos ou cozidos, casca de legumes e verduras cruas, casca de ovos, de cebolas, de alho; saquinhos de chá, borra de café e derivados; sobras de alimentos cozidos, crus ou estragados; bagaço de frutas; e guardanapos de papel. Os resíduos devem ser mantidos em recipiente fechado. Não leve alimentos como carne de qualquer espécie animal, comida oleosa ou cozida e papel higiênico ou absorvente usados.

Após o processo, o composto será distribuído entre os participantes e também será usado nas árvores e plantios locais.

No ano passado, durante o III Plantio Global, foi instalada uma composteira no Museu do Inseto, na Avenida Dante Pazzanesse. Nas 43 semanas em que a composteira foi alimentada por moradores do entorno, como parte de um projeto-piloto, foram depositados 1.061 kg (mais de uma tonelada) de resíduos orgânicos que deixaram de circular pela cidade, de emitir CO2 e de equivocadamente serem destinados ao aterro da cidade de São Paulo. No último domingo (12) houve a última alimentação e a composteira ficará em maturação até junho.

SUBPREFEITURA JÁ ADOTA PRÁTICA

Em setembro de 2019, a sede da Subprefeitura Vila Mariana também passou a adotar a prática da compostagem. Os resíduos orgânicos gerados pelos funcionários são descartados na composteira criada próxima ao refeitório. Em três meses, de setembro a outubro, a composteira recebeu 115.345 kg de resíduos que deixaram de ir para o aterro municipal. O processo de compostagem também contribui para a redução do aquecimento global, já que todo este material quando entra em decomposição gera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa.

SERVIÇO
Inauguração da composteira comunitária

Local: Praça Kenichi Nakagawa (Rua Sena Madureira)
Data: 19/01/20, domingo
Horário: a partir das 10h30