Plano Cicloviário: Prefeitura divulga a lista das novas conexões na região da Sub Vila Mariana

Programa de Metas prevê a implantação de 173 quilômetros de novas vias para bicicletas. Com a ampliação, 73% da malha estará conectada ao transporte público coletivo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), divulgou o novo Plano Cicloviário da cidade. Serão 173 quilômetros de novas conexões e 310 quilômetros de reformas e melhorias em estruturas já existentes. Com o Plano, a malha cicloviária da cidade se tornará mais segura, de melhor qualidade e focada em mobilidade, além de ter menor custo com sinalização. O projeto também prevê 12 quilômetros de remanejamentos, considerando as particularidades do viário, a segurança dos usuários e a fluidez no trânsito. Nenhum quilômetro será retirado. Veja onde serão implantadas as novas ciclofaixas na região da Subprefeitura Vila Mariana:

ESTRUTURA CICLOVIÁRIA LOGRADOURO SUBPREFEITURA
ABRAÃO DE MORAES/RICARDO JAFET AV. DR RICARDO JAFET
AV. PROF ABRAAO DE MORAIS
VILA MARIANA
VILA MARIANA
ARAGUARI R. ARAGUARI VILA MARIANA
ARATÃS-ANAPURUS AL. DOS ANAPURUS
AV. ARATAS
VILA MARIANA
VILA MARIANA
DOMINGOS DE MORAIS (PGT) AV. JABAQUARA
R. DOMINGOS DE MORAIS
VILA MARIANA
VILA MARIANA
LUIS GOIS R. LUIS GOIS VILA MARIANA
NETO DE ARAÚJO R. BALTAZAR LISBOA
R. DR NETO DE ARAUJO
AV. LINS DE VASCONCELOS
VILA MARIANA
VILA MARIANA
VILA MARIANA
PEDRA AZUL-SANGIRARDI-D AVELINA R. DONA AVELINA
AV. ENG LUIZ GOMES CARDIM SANGIRARDI
R. PEDRA AZUL
VILA MARIANA
VILA MARIANA
SE
PEDRO BUENO-JABAQUARA AV. JABAQUARA
VD. ARAPUA
AV. PEDRO BUENO
AV. PEDRO BUENO
VILA MARIANA
JABAQUARA
JABAQUARA
SANTO AMARO
PEDRO DE TOLEDO R. PEDRO DE TOLEDO VILA MARIANA
PEDRO BUENO-JABAQUARA AV. JABAQUARA
VD. ARAPUA
AV. PEDRO BUENO
AV. PEDRO BUENO
VILA MARIANA
JABAQUARA
JABAQUARA
SANTO AMARO
REPÚBLICA DO LÍBANO AV. REPUBLICA DO LIBANO VILA MARIANA
REPÚBLICA DO LÍBANO-MANUEL DA NÓBREGA R. MANUEL DA NOBREGA
AV. REPUBLICA DO LIBANO
VILA MARIANA
VILA MARIANA
RICARDO JAFET - I PC. MONUMENTO
AV. DR RICARDO JAFET
AV. DR RICARDO JAFET
R. RODRIGO VIEIRA
R. STA CRUZ
IPIRANGA
IPIRANGA
VILA MARIANA
VILA MARIANA
VILA MARIANA
JOSE MARIA WHITAKER - I AV. JOSE MARIA WHITAKER VILA MARIANA
JOSE MARIA WHITAKER - II AV. JOSE MARIA WHITAKER VILA MARIANA

O investimento no Plano Cicloviário será de R$ 325 milhões e será acompanhado de um projeto de recapeamento orçado em R$ 250 milhões. No total, a cidade passará dos atuais 503 quilômetros para 676 quilômetros de vias para ciclistas em 2020, sendo que 73% dessas estruturas estarão interligadas ao transporte coletivo.

“O objetivo do prefeito Bruno Covas é transformar a cidade de São Paulo na capital brasileira do cicloviário. E isso de fato ocorrerá”, explicou o secretário do Governo Municipal, Mauro Ricardo Costa.

O plano foi construído por meio de ampla participação da população. Foram realizadas 10 audiências públicas, seguindo o previsto na Lei 16.885/2018, que cria o Sistema Cicloviário do Município de São Paulo, e 10 oficinas participativas organizadas pela CET e pela Câmara Temática de Bicicleta (CTB).

“As ações devem ser finalizadas até 31 de dezembro de 2020. Mas vamos trabalhar no sentido de acelerar os processos”, afirmou o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.

Desde que as ciclovias e ciclofaixas foram implementadas na cidade, houve redução de 61% no número de óbitos envolvendo ciclistas.

Novas conexões

A definição das novas conexões foi feita após uma análise técnica com o objetivo de ligar diferentes modais, permitindo que o início e o fim de um deslocamento sejam realizados por bicicleta. Também foram preservadas a capacidade de fluxo da via e a quantidade de pistas ocupadas por automóveis.

A estrutura cicloviária da Radial Leste, por exemplo, que hoje liga o Metrô Itaquera ao Metrô Tatuapé, ganhará 5,7 quilômetros de conexão passando a chegar até o Parque Dom Pedro II. Já na Zona Oeste serão construídas ciclofaixas na Avenida Henrique Schaumann e na Avenida Rebouças conectando a malha até a Avenida Sumaré, Avenida Paulista e Avenida Faria Lima, chegando até a Avenida Berrini.

As novas conexões vão permitir que a população passe a acessar de forma mais fácil terminais de ônibus, trens, metrô, bibliotecas, escolas, parques e postos de saúde.

Reformas e melhorias

Um total de 56,9 km de ciclofaixas e ciclovias já receberam serviços de fresa e recape. Destes, 24,2 km também já receberam sinalização e foram entregues como as ciclofaixas Artur de Azevedo, Corifeu de Azevedo Marques e George Corbisier. Para a escolha desses endereços foram levados em conta itens como riscos ao ciclista, falta de sinalização em cruzamentos, degradação do pavimento e volume de utilização.

O modelo antigo contemplava sinalização do solo com tinta comum, aplicação de tachão a cada dois metros e obras apenas em ciclovias. Já o modelo adotado pelo Plano Cicloviário traz mais segurança e qualidade para os usuários com sinalização com tinta antiderrapante, aplicação de tachão a cada metro, manutenção de guias e sarjetas, manutenção de drenagem, reconstrução de canteiro, fresa e recapeamento. O valor médio corrigido gasto com sinalização no modelo anterior foi de R$ 222 mil por quilômetro, enquanto no atual será de R$ 140 mil.

“Com essas grandes obras e melhor sinalização, as ciclofaixas e ciclovias terão mais durabilidade, além de proporcionar mais segurança e conforto aos ciclistas. Queremos trazer a população cada vez mais para a mobilidade ativa e as novas conexões também foram pensadas nesse sentido, levando os usuários aos pontos de interesse da cidade”, afirma o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.

Remanejamento – Nenhum quilômetro a menos

O Plano Cicloviário prevê o remanejamento de 12 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias. Todo quilômetro retirado, no entanto, será compensado. Para as estruturas remanejadas avaliou-se a falta de integração com outros modais de transporte, equipamentos públicos e a própria malha já existente, além do uso indevido pela baixa utilização como carros estacionados e comércio ilegal.

A lista das obras já concluídas, previstas e em andamento pode ser acompanhada no site da CET, no endereço http://www.cetsp.com.br.

Movimento pela Vida Segura no Trânsito

A Prefeitura de São Paulo está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, com o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 849 vítimas fatais no trânsito.

A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), tem como mensagem principal o slogan “Hoje Não. Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura.

Conheça todas as fases e ações do Movimento em prefeitura.sp.gov.br/vidasegura

Confira a lista das conexões do Plano Cicloviário