Domingo é dia de plantio e manutenção no Corredor Verde para Polinizadores

Ação é realizada pelo CADES Vila Mariana, com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente

O CADES Vila Mariana, com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), realiza na manhã deste domingo (15), na Avenida Dante Pazzanese, mais um mutirão de plantio e manutenção do Corredor Verde para Polinizadores. Nesta segunda fase serão repostas, ao longo dos 500 m da avenida, 12 mudas doadas pela SVMA, provenientes do Viveiro Municipal Manequinho Lopes.

O objetivo do plantio é criar um espaço seguro e adequado para os agentes essenciais para a produção de alimentos, favorecendo a conexão do maior cafezal urbano, localizado nas dependências do Intituto Biológico (IB), com as colmeias existentes no Museu do IB, ampliando a área de atuação dos polinizadores.

O projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de polinizadores no mundo todo. O foco está nas espécies vegetais introduzidas e não na quantidade de mudas, e envolve o plantio de extratos arbóreos e outros mais baixos, com forrações e herbáceas.

Essa ação é tão importante quanto plantar, pois cria conexões entre os bosques, maciços já existentes, favorecendo o serviço dos polinizadores, o que é muito benéfico para a ampliação da biodiversidade na cidade.

O evento conta com a realização, apoio e participação de muitas mãos, iniciativas e organizações, como a Instituto Ecobairro Brasil, Horta da Saúde, Fórum Agenda 2030, CADES Regional Vila Mariana, Subprefeitura Vila Mariana, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Instituto Biológico, Apta da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

A ação de um corredor verde para polinizadores significa a concretização e localização da Agenda 2030 e dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – um conjunto de 17 metas globais (ONU). A primeira etapa teve início em 2017 como uma das ações comemorativas do aniversário de 90 anos do Instituto Biológico (IB); abrangeu aproximadamente 550 metros lineares da rua Amâncio de Carvalho e da Avenida Conselheiro Rodrigues Alves.

SERVIÇO
Mutirão no Corredor Verde para Polinizadores: plantio e manutenção

Data: 15 de dezembro de 2019
Horário: 9h30
Local: Instituto Biológico – Museu do Inseto (Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 - Vila Mariana)