Prefeitura entrega novas instalações da UBS Parque Imperial

Com a mudança, a capacidade da unidade chega a 9.500 mil atendimentos por mês e o número de profissionais sobe de 30 para 50

A Prefeitura de São Paulo entregou na manhã desta sexta-feira (29) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde UBS Parque Imperial - Professor Antonio Manoel da Silva Saragoça l, na Vila Mariana, na Zona Sul da capital.

Na UBS serão realizados cerca de 9.500 atendimentos, entre consultas médicas, visitas domiciliares de Agentes de Saúde, consultas odontológicas e de enfermagem. A UBS Parque Imperial é uma unidade que funciona no modelo misto, com equipes de Estratégia da Família (ESF), de Atenção Básica, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e de saúde bucal.

A UBS terá 20 novos colaboradores, entre eles, tocoginecologistas, pediatras, clínicos gerais, enfermeiros, auxiliares de enfermagens, administrativos, entre outros.

A unidade é gerenciada pela Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e está localizada na rua Major Freire, nº 510 – Vila Monte Alegre - São Paulo. O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h. A população estimada da região é de 75.585 habitantes.

Maria Aparecida Evangelista, que utiliza os serviços públicos de Saúde na região, destaca a importância das novas instalações."Antes era em um lugar menor. Essa unidade é maravilhosa, principalmente para os idosos do bairro que tinham que se deslocar para outros locais", disse.

Para as novas instalações foram investidos na UBS Parque Imperial o montante de R$ 615.915,88 na obra, que garantiu o aumento da estrutura física de 24 para 50 salas, inclusive, um consultório para o atendimento dos idosos, além da compra de equipamentos e mobiliários. O espaço físico da UBS passou de 290m² para 946m².

A UBS desenvolve programas como Mãe Paulistana, Oxigênio Terapia Domiciliar, Auto Monitoramento Glicêmico, Nossos Idosos, Programa Saúde na Escola, Tratamento diretamente observado de tuberculose (TDO), práticas integrativas, entre outros serviços.

Na cidade de São Paulo, desde 2018, a Prefeitura, por meio da SMS, já reformou 37 equipamentos proporcionando melhoria no acesso à saúde, à todos os usuários do Sistema Único de Saúde.