Prefeitura realiza cadastro de artesãos e manualistas do Largo de Moema no programa Mãos e Mentes Paulistanas

Ação credenciou empreendedores artesanais para atuarem na região

De Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 6 de novembro, o teste de habilidades para artesãos do Largo do Moema se cadastrarem no Mãos e Mentes Paulistanas, Programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. A ação, em parceria com a Subprefeitura Vila Mariana, possibilitou o credenciamento de 40 empreendedores artesanais e manualistas da região na iniciativa que promove o fortalecimento da economia criativa na capital.

“O artesanato e as manualidades são uma importante fonte de renda de diversos moradores da cidade de São Paulo e o Programa Mãos e Mentes Paulistanas estimula a valorização do setor ao impulsionar ações de qualificação e visibilidade dos artesãos, movimentando a economia local e a geração de renda”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os credenciados no programa, após serem avaliados pela equipe técnica, passam a integrar a rede municipal de empreendedores do setor, o que permite participar de feiras e eventos promovidos pela Prefeitura, realizar cursos e oficinas, além de comercializar produtos nas futuras lojas física e virtual da gestão pública.

“O Mãos e Mentes é um programa que visa resgatar a importância do artesanato. Por meio dele, podemos ter colocação em feiras e projetos voltados para a atividade”, destaca Cristiane Mayra, que há três anos atua como artesã e se credenciou no programa nesta quarta-feira.

Mãos e Mentes Paulistanas
Lançado em março de 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado, por meio da reestruturação de feiras já existentes e o apoio às novas; a criação de lojas físicas e online, e a participação em eventos já consolidados.