Parque Novo Mundo recebe o projeto Mutirão nos Bairros

Serão realizadas ações de zeladoria na Praça Novo Mundo e seu entorno. Praça também atende a população com diversos serviços públicos

 

O Parque Novo Mundo, recebe, sábado, dia 20/07, das 9h às 15h, ações de zeladoria durante a edição da região da Vila Maria do projeto Mutirão nos Bairros. As atividades serão concentradas no Praça Novo Mundo e seu entorno, onde serão realizadas limpeza de postes, capinação, reforma de calçadas e valetas, plantio de mudas e poda de árvores, além de pintura de guias.

O projeto Mutirão nos Bairros é coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Municipal de Relações Sociais. Foi criado para promover ações de zeladoria em várias regiões da cidade, além de levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa.

Durante o evento, os profissionais da Secretaria da Pessoa com Deficiência promoverão ações como Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência, Programa Cultura Inclusiva (atividades culturais acessíveis) e Central de Intermediação de Libras (CIL). As equipes também darão orientações sobre Bilhete Único Especial.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) estará presente na ação por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) itinerante. As famílias em situação de vulnerabilidade social poderão fazer o cadastramento no CadÚnico.

Saúde
Quem quiser aferir a pressão arterial e medir a glicemia deve se dirigir às tendas da Secretaria Municipal da Saúde. A população também poderá tomar vacina contra febre amarela e gripe, além de fazer testes rápidos de HIV. Haverá distribuição de preservativos, kits odontológicos e orientação de DST e AIDS, assim como avaliação de câncer bucal.

Os profissionais darão orientações sobre o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial, prevenção de dengue, arboviroses e alimentação saudável. Também fazem parte da grade de programação ações de saúde masculina e informações sobre instalação e funcionamento do aplicativo Agenda Fácil.

Trabalho e empreendedorismo
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho levará representantes de empresas privadas ao evento. Quem estiver em busca de recolocação profissional poderá se candidatar às vagas oferecidas por elas. O evento também contará com a participação do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), oferecendo a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. É necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4, para obter o documento pela primeira vez. Para a segunda, a pessoa deverá apresentar boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho.

A Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) disponibilizará informações para quem já tem uma empresa ou se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).


Direitos Humanos
Os profissionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania atenderão denúncias de violência contra mulheres e farão encaminhamento para equipamentos da rede. Também serão distribuídos panfletos com orientações em defesa da mulher.

A Secretaria Municipal de Cultura participará da ação com uma Feira de Troca de Livros, com 1.500 volumes. Uma cama elástica e pintura de rosto farão parte das atrações para as crianças.

COHAB
A Cohab  prestará serviços para a população presente como: agendamento na central da Cohab, esclarecimento e orientações sobre contratos, transferências, boletos e outras dúvidas. Durante o mutirão também serão apresentadas as campanhas de conscientização Não seja enganado; Desplugando e Conviva bem.

Na agência móvel da Sabesp, a população poderá retirar segunda via da conta de água, solicitar parcelamento de dívidas e fazer pedidos de serviços, entre outras ações. Bebedouros também serão disponibilizados pela companhia. Haverá distribuição de folhetos com informações sobre o app Sabesp, limpeza da caixa-d'água e uso consciente da água.