ProJovem abre novo período de inscrição até dia 30 de novembro

As vagas do programa Pró Jovem estarão abertas até o dia 30 de novembro. Os jovens interessados poderão inscrever-se no programa pelo número 0800-642- 77-77.

 

As vagas do ProJovem são direcionadas a jovens de 18 a 24 anos de idade, sem emprego formal (com carteira assinada) e que não concluíram o Ensino Fundamental (até a 8ª série). O Programa paga uma bolsa mensal de R$ 100 por um período de 12 meses para os alunos que obtiverem bons resultados e pelo menos 75% de freqüência nas aulas.

 

No ato da inscrição, o jovem deve informar corretamente seu endereço completo (inclusive bairro, região onde mora e Subprefeitura mais próxima).

 

O ProJovem, do Governo Federal, vem sendo implantado no município de São Paulo por quatro secretarias: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria do Trabalho, Secretaria de Educação e Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Juventude.

 

Atualmente estão em funcionamento no município 14 Estações Juventude (São Miguel, Santo Amaro, Campo Limpo, Cidade Ademar, Capão Redondo, Parelheiros, Brasilândia, Tremembé, Jaraguá, Sapopemba, Guaianases, Penha, Sé/Ipiranga e Butantã).

 

As Estações funcionam como espaço de referência aos jovens, sendo um local de encontro, busca de informação e orientação e estudo, servindo ainda para o desenvolvimento de atividades em grupo e realização de eventos culturais. São implantadas em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). Também são parceiros da SMADS neste programa o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária), responsável pela capacitação dos professores, e a Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia, que seleciona e contrata os professores.

 

A finalidade do ProJovem é proporcionar formação integral ao jovem, por meio de elevação de sua escolaridade (conclusão do Ensino Fundamental), sua qualificação profissional e no desenvolvimento de ações comunitárias e reinserção social. Na qualificação profissional, serão 4 arcos de atuação: Telemática; Turismo e Hospitalidade; Arte e Cultura; e Alimentação.