Subprefeitura preparada para o Verão

 

A Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme montou um Plano Preventivo de Defesa Civil para o gerenciamento de emergências e contingências durante o período de maiores chuvas do ano, a fim de garantir a segurança ambiental da população e reduzir perdas e danos aos moradores em conseqüência das chuvas de verão e garantir a manutenção das condições mínimas de vida dos indivíduos, somado ao apoio de uma agenda municipal, estadual e federal integrada, que colaborará com o retorno à normalidade sócio-ambiental.
 
Um dos pontos mais relevantes é o apoio da população local. Os NUDEC’S (Núcleos de Defesa Civil) são os moradores das áreas de risco, responsáveis por relacionar problemas ambientais que gerem risco iminente, na área de abrangência do NUDEC, contatando a Subprefeitura para eventual ação. Ao todo são 17 NUDE’S e 30 voluntários que participam desta ação.
 
Além disso, a Subprefeitura conta com veículos e equipamentos para atendimentos de emergência, tais como ambulância, ônibus, caminhão baú, caminhão pipa, caminhão basculante, moto niveladora e rolo compactador. Na questão de mão-de-obra, a Subprefeitura conta com 8 funcionários para equipe tapa-buraco, 4 operadores de máquinas, 13 funcionários para conservação de vias públicas, 4 funcionários de carpintaria, 2 equipes para corte e poda de árvore, 11 funcionários para varrição, 2 equipes de rescaldo diurno varrição, raspagem de pista e limpeza de boca de lobo e 12 motoristas. Assim como a equipe interna da Subprefeitura composta por 5 engenheiros, 19 agentes vistores e 5 arquitetos da área de Planejamento Urbano. No setor de Obras são 4 engenheiros, 1 arquiteta e 1 agrônomo. Na área de risco, 1 arquiteto.
 
Os principais riscos ambientais na região da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme são relacionados às chuvas, enchentes e alagamentos localizados na baixada (várzea do rio Tietê), nos bairros de Vila Guilherme, Vila Maria Baixa e Parque Novo Mundo. Há de se considerar também o Bairro de Vila Sabrina com o córrego do Violão afluente do Cabuçú de baixo. No bairro de Vila Medeiros, os Córregos Maria Paula e Paciência possuem ocupações na faixa não edificante o que propicia risco ambiental relacionado a processos de inundação.
 
Os principais riscos ambientais nesta Subprefeitura relacionados a escorregamentos vinculam-se a solapamentos nas margens dos córregos, localizados nos bairros do Parque Novo Mundo, Vila Medeiros e Vila Sabrina, respectivamente córrego da Biquinha; córrego Novo Mundo, córrego Maria Paula; Paciência e córrego do Violão.
 
Felizmente, a região perdeu dois dos pontos mais relevantes de recorrência de alagamentos e inundações. O primeiro verificado nos córregos Biquinha e Novo Mundo, gerados pela ocupação com favelas nas margens dos referidos córregos e assoreamentos dos mesmos gerados pela descarga indevida de lixo. No local, foram desenvolvidas intervenções no período de Dezembro/2005 a Março/2006, por meio do programa de limpeza de córregos em áreas de risco que removeram 1050 famílias nas favelas do Berimbau e da Bicicleta no córrego Biquinha e Av. Tenente Amaro margem esquerda e direita no córrego Novo Mundo.
 
O segundo verificado no córrego do Guançã que também sofria ocupações irregulares. Em junho de 2006 foram removidos 47 familias na favela do Violão.
 
Enfim, a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme está consciente de seu papel frente às mudanças climáticas neste inicio de século que é o de sensibilizar e conscientizar todos os cidadãos da necessidade em desenvolver percepção a respeito dos principais fenômenos ambientais que recentemente vêm ocorrendo, tanto no meio rural quanto no meio urbano e estar preparada para eventuais emergências.