Do Lixo à Beleza: Ecoponto Vila Guilherme


 

Em 2007 a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme pretende inaugurar seu primeiro Ecoponto. O local escolhido é a antiga Praça do Coroa, ponto viciado de lixo e entulho na Vila Guilherme.
 
O objetivo da instalação do Ecoponto é transformar uma área degradada em um local limpo e organizado. “Temos que disciplinar os usuários”, comenta o subprefeito Antônio Perosa. O Ecoponto vai receber entulho de construções, garrafas, latas, pneus, papelões e grandes objetos como sofás e colchões, por exemplo. Este materiais ficarão separados em contêineres.
 
Haverá o cadastro da entrada e saída de veículos e o controle do tipo de material descartado. “Sempre que os contêineres estiverem cheios, chamaremos a Limpurb ou enviaremos para os Aterros Municipais”, afirma Perosa.
 
O diferencial do Ecoponto será a fachada. O projeto prevê o plantio de uma cerca viva por toda a área. O setor de paisagismo da Subprefeitura se encarregará do plantio de flores e arbustos no local.
 
A população será beneficiada, pois terá um local onde depositar resíduos que até então não tinham destino certo. Se a pessoa não tiver como levar os materiais até o ecoponto, os caminhões da Subprefeitura poderão fazer o recolhimento. Basta o interessado agendar a busca.
 
Além do Ecoponto haverá a instalação do Viveiro da Unidade de Parques e Jardins da Subprefeitura. “Vamos criar as mudas para distribuição a população e atendimento a nossas demandas”, disse Antonio Perosa.
 
A previsão para o término das obras do Ecoponto é fevereiro de 2007.