Casarão de Cultura da Vila Guilherme recebe curso gratuito de Fotografia

Curso tem como público alvo educadores da rede pública e privada de ensino. Com três módulos independentes e complementares, as atividades fomentam olhar crítico para o mundo da fotografia no dia a dia contemporâneo

Na dinâmica da vida contemporânea, somos expostos a cerca de cinco mil imagens por dia. O paradoxo, no entanto, é que tamanha quantidade não tornou nosso olhar mais crítico, muito pelo contrário: nos relacionamos com essa enxurrada de imagens sem sequer percebê-las de verdade. Pensando nisso, o projeto “Fotossensível” abre inscrições para um curso gratuito de fotografia com três módulos independentes na Zona Norte de São Paulo, no qual o intuito é trabalhar o olhar fotográfico de cada um e fomentar a interpretação das imagens em nossa sociedade de consumo, onde o poder do visual é inquestionável.

O público pensado para este curso é de, principalmente, professores e educadores da rede pública e privada de ensino. Isso porque, além de incentivar a produção artística individual, o projeto entende que as vivências artísticas e o contato com a experiência sensorial e estética dos professores e educadores podem, posteriormente, se multiplicar para dentro do ambiente escolar.

O curso para professores propõe três módulos independentes e complementares, num total de 12 horas cada, sendo um deles teórico e os outros dois práticos (cronograma abaixo), a serem realizados na Casa de Cultura da Vila Guilherme - Casarão. Leitura e interpretação de imagens, relação de forma e conteúdo, cultura visual e a sala de aula, experiências de câmera pin-hole e saídas fotográficas são alguns dos pontos chaves que serão abordados durante os módulos.
Ao longo do segundo semestre deste ano, também acontece como parte do projeto “Fotossensível” um curso de quatro meses de duração de fotografia para jovens de 13 a 16 anos do Parque Vila Maria com aulas semanais práticas e teóricas, e três visitas à exposições em instituições culturais públicas. “Fotossensível” foi idealizado pela Aymberê Produções Artísticas para o IJCA com o patrocínio da Viação Cometa via ProAC ICMS, programa de fomento à cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Um projeto artístico-educativo continuado
“Fotossensível” integra uma ação artística e educativa continuada desenvolvida pelo Instituto JCA – ligado ao grupo econômico do qual faz parte a Cometa – em parceria com a Aymberê. O programa envolve projetos especialmente elaborados para o Parque Vila Maria, bairro onde a Cometa está situada há mais de 65 anos e que ajudou a construir, além do apoio a outros projetos artístico culturais.

Em 2017, aconteceu o “Pra Cá ou Pra Lá? - Escolhas e Encontros”, que consistiu em formação de narração de histórias para jovens e professores do Parque Vila Maria. Em 2016, aconteceu o projeto “Caminhos da Arte”, uma exposição do fotógrafo Daniel Kfouri que aconteceu dentro da escola General Paulo Carneiro Thomaz Alves, que envolveu, em paralelo, intenso processo de formação em fotografia e apreciação de arte com estudantes e professores da escola.
Conforme escreveu Tatiana Antunes, presidente do IJCA, uma marca do Instituto “é a de buscar trabalhar a partir das vontades e potencialidades que se apresentam no território, e criar projetos que despertem e estimulem novas configurações das relações entre as pessoas, a empresa e os parceiros, visando ao desenvolvimento local em sentido mais amplo e sustentável”. Essa diretriz se funda no entendimento de que “a arte não deveria ter um lugar restrito de circulação” e que o Parque Vila Maria pode ser visto, também, como um centro produtor de sua cultura e sua arte, além de consumidor de outras culturas e artes.

SERVIÇOS
Curso de introdução à fotografia para professores e educadores

Público alvo: professores e educadores da rede pública e privada de ensino com atuação na zona norte da capital.
Local de realização: Casarão de Cultura da Vila Guilherme – Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme / (11) 2909-0065

Inscrições: pelo e-mail: aymbereprodart@gmail.com  ou pelo facebook Parque das Artes Vila Maria  

Datas:
Módulo I - “Questionando imagens”: 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 19h às 22h
Módulo II - “Provocando imagens”: 02, 09, 16 e 23 de outubro, das 19h às 22h
Módulo III - “Respondendo imagens”: 30 de outubro, 06, 13 e 27 de novembro, das 19h às 22h

Cronograma:

Módulo I - “Questionando imagens”: 4, 11, 18 e 25 de setembro – por Patrícia Marchesoni
Reflexão sobre a fotografia nos âmbitos artístico, publicitário, jornalístico, histórico e arquivo pessoal, debatendo sobre as diferenças entre eles tanto no aspecto formal quanto no ideológico. Para tal, faremos leitura e interpretação de imagens, exercícios práticos sobre composição que relacionam forma e conteúdo, tendo como base teóricos como Walter Benjamin e Susan Sontag.

Módulo II - “Provocando imagens”: 02, 09, 16 e 23 de outubro – por Patrícia Marchesoni e Ricardo Rios
Este módulo engloba a fotografia e seu instrumento fundamental: a câmera. Pensando na fotografia amadora, nas produzidas com fins técnicos ou no âmbito da família, iremos ver, discutir e produzir fotografias pensando nos diversos usos e discursos associados às imagens fotográficas. Para tal, construiremos câmeras escuras, fotografaremos com o celular, e a partir de imagens do nosso mundo e da poesia, procuraremos provocar no grupo a produção de imagens inspiradas e inventivas.

Módulo III - “Respondendo imagens”: 30 de outubro, 06, 13 e 27 de novembro – por Patrícia Marchesoni e Ricardo Rios
O objetivo aqui é produzir uma mini-exposição de fotografia com os participantes, envolvendo as etapas de concepção, produção de imagens, seleção, impressão e montagem.

MINIBIO DOS PROFESSORES
Ricardo Rios
Fotógrafo, bacharel em Ciências Sociais USP com ênfase em Antropologia e pós-graduado em Fotografia pela FAAP/SP. É professor de fotografia na REVER Estudos em Fotografia, no SENAC e na Faculdade Santa Marcelina. Trabalhou como Arte educador na Pinacoteca e no Itaú Cultural, entre outros. Ensina fotografia desde 2003, com experiência no ensino superior, técnico e livre.


Patrícia Marchesoni
Graduada em Artes Plásticas pela FAAP com pós-graduação em Curadoria e Educação em Museus pela USP. Há mais de dez anos no segmento de Arte, Cultura e Educação, já coordenou o Educativo do CCBB, do CCSP, do Paço das Artes e de exposições temporárias na rede SESC. Atualmente, desenvolve na PMQ Cultura e Desenvolvimento intervenções artísticas, atividades em Arte para crianças e adultos, formação para professores e educadores, bem como projetos educativos, socioculturais e materiais para exposições, tendo prestado serviço para diversas instituições.